O feriado de Carnaval se aproxima e a programação cultural de Londrina continua pulsando em ritmo de folia. A agenda está repleta de opções gratuitas para quem não quer ficar parado em casa e gosta de ir para as ruas aproveitar os festejos carnavalescos que a cidade oferece. Entre as atrações, estão projetos patrocinados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).
No domingo (3), o Bloco Bafo Quente sai em trio elétrico percorrendo as ruas e animando a todos com uma grande festa em movimento que sairá do Zerão e chegará até o Aterro do Lago Igapó. A concentração está marcada para as 17h, no Zerão, e uma bateria com cerca de 70 integrantes acompanhará o desfile aberto.
O trajeto tem início às 18h, saindo da Rua Dulcídio Pereira e percorre a Avenida Higienópolis para depois entrar na Avenida Aminthas de Barros, com chegada prevista no Aterro do Igapó às 19h30, quando irá ocorrer o show completo do Bloco Bafo Quente.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Outra atração será na terça-feira (5), dia do feriado, com uma festa que vai agitar a Praça Nishinomiya, próxima ao Aeroporto, na região leste. Dessa vez, o Bloco Bafo Quente fará sua apresentação a partir das 19h. Antes disso, às 14h, tanto no domingo quanto na terça, o público poderá curtir uma programação infantil conduzida pelo Clac (Centro Londrinense de Arte Circense). Haverá à disposição oficinas, brincadeiras e o show da banda de palhaços. O projeto é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná). Às 17h, o show é com o Bailinho do Plantão Sorriso.
Será a primeira vez, em 13 anos de existência, que o Bafo Quente participa do carnaval de Londrina com tantos elementos de percussão e artistas reunidos. Em 2019, o grupo traz uma formação com 20 integrantes, incluindo contrabaixo, guitarra, cavaquinho, três vocais, a variada percussão e um estreante trio de metais (saxofone, trompete e trombone).
Para acompanhar o desfile, o Bloco convidou uma bateria composta por vários coletivos rítmicos da cidade, dentre eles Bloco Pé Vermelho, Grupo Maracatu Semente de Angola, Pisada da Jurema, Laranja Mecânica (do curso de Medicina da UEL), Lolloteria (dos cursos de exatas da UEL), Unidos do Divã (Psicologia/UEL), Tatukada (Direito/UEL), Bateria Demônios da Lagoa (Engenharias e Arquitetura/ UEL), Gorilada (Engenharia/UTFPR) e Orquestra Ouro Verde.
Antes do carnaval, o bloco já fez em fevereiro vários ensaios abertos para alinhar o repertório e chamar a comunidade de diferentes regiões para engrossar o coro da folia com a formação de alas e blocos. Os músicos prepararam uma sequência de hits da década de 1990, como canções de Raça Negra, Leandro Learte, Karnak e Cidade Negra. Fora estas, clássicos que não podem faltar, como as marchinhas e sambas-enredo, e o repertório de rock, reggae, ijexá, maracatu e MPB adaptados ao suingue de bateria de escola de samba.
Bailinho do Plantão é formado por artistas locais se apresenta gratuitamente nesta sexta-feira (1º), às 19h, na Concha Acústica. Já no sábado (2) e domingo (3), os shows serão às 17h, no Sesc Londrina Cadeião Cultural, que fica na Rua Sergipe, 52, centro.
A sequência continua na segunda-feira (4), quando o grupo faz apresentação na Vila Flapt!, às 17h, no Conjunto Luiz de Sá. O show de encerramento ocorre na terça-feira (5), também às 17h, no já mencionado evento da Praça Nishinomiya.
O repertório do show é repleto de músicas infantis, cirandas e canções folclóricas com novos arranjos, passando pelo ritmo do baião, reggae, ijexá e outros, costurado com humor e algumas novidades no repertório.
Matinê de Carnaval – A Vila Cultural AlmA Brasil sedia na segunda-feira (4), a festa Matinê de Carnaval a partir das 15h. A festa é gratuita e terá diversão e comilança para as crianças, com animada discotecagem de Denise Gentil e show da banda Tem Criança do Samba, conduzida por Rakelly Calliari. O endereço da vila é Rua Mar Del Plata, 93. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).