23/06/21
PUBLICIDADE
Autocuidado no dia a dia

Cinco posturas de Yoga para relaxar e energizar mães cansadas

Divulgação
Divulgação


No ofício ser mãe, não há relógio de ponto para fazer o check-in e o check-out, muito menos férias remuneradas. Ainda assim, os benefícios da maternidade costumam ser mais gratificantes do que qualquer salário ou posição hierárquica. Porém, conciliar vida pessoal, profissional e maternidade não é fácil e muitas mulheres. E para a detentora do maior canal de yoga online do YouTube Brasil, Priscilla Leite não é diferente.

Mãe de um menino de 03 anos e grávida do segundo filho, a vida de Priscilla Leite, na Califórnia, onde mora, também é uma montanha russa, e só não oscila mais por conta do estilo de vida que ela adotou desde a época de faculdade. "Eu tenho os meus momentos bons e ruins, também me estresso e perco a paciência, mas o yoga me ensinou a ser mais tolerante, a surtar menos, como eu costumo dizer. Durante a prática do yoga, você precisa se concentrar exclusivamente nos movimentos do seu corpo, na sua respiração, sem pensar em mais nada. E se você trouxer isso para fora do tapete, você conseguirá controlar os seus impulsos, se tornando mais calma e centrada, fazendo com que essa atitude seja benéfica não só para você, mas para todos aqueles que estão a sua volta” – resume.

Os benefícios são tantos que mesmo agora, grávida do segundo filho, a yogini segue acumulando tarefas e não parou de ministrar aulas gratuitas em seu canal no YouTube, que atingiu recentemente a marca de 1 milhão de inscritos, grava podcasts e escreve conteúdos semanais, personalizados, para a sua comunidade. Além disso, também tem se dedicado a plataforma Yoga.co (criada, pensada e gerenciada por ela) para ser uma aliada no processo de democratização e acessibilidade do Yoga no Brasil, seu principal propósito. E quanto mais a professora de yoga, mãe e empresária populariza e facilita o acesso da prática no Brasil, mais completa ela se torna e o cansaço por gerenciar várias funções ao mesmo tempo, se torna pequeno perto de tanta gratidão.

Qualquer pessoa, de qualquer lugar, independente da idade, nível de experiência ou história de vida podem praticar o yoga. "Não tem desculpa, é preciso apenas arrumar um tempo para focar em si, seja enquanto as crianças estão tirando a soneca da tarde, estudando ou enquanto estão brincando na sala. A ideia das aulas onlines e gratuitas é exatamente essa: permitir que as pessoas possam praticar, em qualquer horário, sem se preocupar com mais nada” – resume Priscilla Leite.

Para os dias mais cansativos as mães podem optar por aulas mais relaxantes, já em dias mais agitados uma aula de flow pode ser ideal. Durante a manhã, uma prática mais energética trará disposição, e a noite uma aula restauradora e calmante ajudará a dormir melhor. E o que é fantástico é que tudo isso pode ser feito em qualquer lugar!Para começar, Priscilla Leite separou cinco excelentes posturas para mães que vão ajudar a aliviar o estresse, a tensão física e emocional e o principal, permitir que as mulheres foquem em si mesmas

Pose sentada

Divulgação
Divulgação


Ser mãe é tudo, menos uma tarefa fácil. Experimente essa postura simples por alguns minutos para aterrar seus pensamentos e diminuir sua frequência cardíaca.

Sente-se em uma posição confortável, no chão ou em uma cadeira. E leve as palmas das mãos nas coxas, nos joelhos ou no coração. Feche seus olhos;
Reserve alguns minutos para deixar de lado o que aconteceu antes deste momento e o que vai acontecer depois desse momento;
Relaxe todo o corpo, incluindo a mandíbula, o pescoço e os ombros;
Comece a inspirar mais profundamente e audivelmente pelas narinas enquanto contrai levemente os músculos da garganta e expire completamente pelas narinas enquanto contrai os músculos da garganta novamente;
Mantenha a atenção na respiração enquanto continua a respirar longa, lenta e profundamente pelas narinas.

Postura da cobra

Divulgação
Divulgação


Carregar os filhos no colo o dia todo, as pesadas sacolas de compra, fazer tarefas domésticas pesadas, tudo isso pode pesar e cansar no fim do dia. Realize a postura da cobra para compensar o trabalho pesado e o arredondamento para trás das costas que fazemos todos os dias.

Comece deitando-se de barriga para baixo com as pernas estendidas para trás, a parte superior dos pés no tapete;
Enraíze a raiz dos pés e das pernas e arraste as pontas dos dedos do tapete até o chão;
Alongue o cóccix em direção à terra, inspire e, lentamente, comece a levantar o peito do chão;
Leve os ombros para trás e para baixo, mantendo as omoplatas abraçadas uma à outra;
Mantenha a nuca e a testa relaxadas e então expire e abaixe lentamente as costas em direção à terra;
Repita 5 vezes.

Postura do alongamento intenso

Divulgação
Divulgação


Deixe a gravidade apoiá-la enquanto alonga a parte de trás do corpo. Aproveite os benefícios de uma inversão com maior circulação e oxigênio para o cérebro.

Fique em pé com os pés próximos à distância do osso do quadril e um tanto paralelos.Levante todos os dedos dos pés e espalhe-os;
Inspire e coloque os braços acima da cabeça. Expire dobrando o quadril em direção ao chão. Traga seus dedos para a terra. Você pode dobrar levemente o joelho se achar necessário;
Solte a cabeça, o pescoço e os ombros e mantenha a mandíbula relaxada. Fique nessa postura
por algumas respirações profundas;

Curve ligeiramente os joelhos, se ainda não o fez, e lentamente levante até ficar de pé, uma vértebra de cada vez.
Respire algumas vezes em pé antes de voltar à atividade.

Torção

Divulgação
Divulgação


As torções da coluna promovem flexibilidade na coluna, melhorando a digestão. Como mães, é normal estar sempre preocupadas em alimentar os filhos com lanches saudáveis, mas muitas vezes você mesmo pode acabar esquecendo-se de cuidar da sua alimentação.

Comece deitando no chão com as pernas estendidas.Reserve um momento para apenas relaxar e não fazer nada;
Abrace o joelho direito em direção ao peito e leve a perna para a esquerda.
Mantenha as omoplatas no chão e estenda os braços em forma de "t”, com as palmas para cima;
Respire algumas vezes nessa posição para alongar o lado direito da cintura e nutrir o cólon ascendente;
Inspire para voltar ao centro, usando os músculos abdominais e solte a perna direita.Reserve um momento para notar a diferença entre os lados direito e esquerdo do corpo.
Repita do outro lado.

Postura passando a linha na agulha


Divulgação
Divulgação


A postura da agulha alonga e abra os ombros, tórax, braços, parte superior das costas e pescoço. Ela libera a tensão e também fornece uma leve torção na coluna, o que reduz ainda mais a tensão.

Deite-se na cama, no tapete ou no chão;
Expire e leve a perna direita para cima e a esquerda passando sobre a direita, como se você estivesse sentada em uma cadeira;
Passe as mãos por trás da coxa e a segure;
Mantenha a postura por 5 a 10 respirações e depois troque de lado.

Para todas essas posturas, certifique-se de que elas estejam confortáveis e relaxantes. "Se esforce, mas não force! O yoga está aqui para apoiar a nossa vida agitada como mãe.” – Finaliza Priscilla.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Stalker ou timido

Como cada signo se comporta nas redes sociais?

23 JUN 2021 às 17h01
Qual a sua idade?

Você é cringe? Disputa entre Geração Z e Milennials toma conta das redes sociais

23 JUN 2021 às 15h21
Igualdade de Gênero

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia reforça busca por espaço e igualdade

23 JUN 2021 às 15h14
Mulheres que marcam a história

Live com engenheiras celebra Dia Internacional da Mulher na Engenharia

23 JUN 2021 às 15h05
Entenda

Público valoriza trabalho da imprensa durante pandemia, mostra estudo

23 JUN 2021 às 10h29
Saiba mais

São Paulo Fashion Week tem recorde de negros e indígenas e destaca novas brasilidades

23 JUN 2021 às 09h23
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados