Brincar com seu filho é uma atividade que pode ajudar no relacionamento. De acordo com a psicóloga infantil Mariana Gomes Freire, "é terapêutico, pois é o modo que ela [criança] tem de comunicar o que sente, já que ainda não tem a habilidade de fazer isso em uma conversa madura, por exemplo", diz. Confira os benefícios.
Entenda a forma correta de brincar
Segundo a psicóloga, é preciso entender que você não deve brincar com seu filho como um colega, mas como um pai ou mãe, sendo assim, "não aja como se estivesse competindo com ele. Se ganhar dele de forma injusta, ele pode se sentir injustiçado e pode aprender que a trapaça é um caminho correto".
Descubra os pontos fracos e fortes da criança
Ao brincar você consegue perceber as dificuldades ou competências do seu filho e, com isso, "é possível criar situações que levem o filho a superar essas dificuldades, e dependendo de sua gravidade, vale procurar ajuda profissional", alerta a psicóloga.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Compreenda o que seu filho quer dizer
Na hora do lúdico, a criança expressa pontos que já fazem parte de sua formação. "Observando a criança em seu momento lúdico, em que ela está completamente desarmada, você consegue identificar bem como ela se porta e lida com aquela situação. Por exemplo, se gosta de gritar, provavelmente é um tipo de comportamento que aprendeu dentro de casa ou com alguém da família sendo assim, vale refletir se não é hora de mudar essa postura", afirma a psicóloga.
Brincar e ensinar
Todo o contexto lúdico, ou seja, a hora de brincar "é um momento muito especial para inserir valores que você quer transmitir de modo mais tranquilo. Histórinhas são uma ótima forma de ensinar valores como tolerância, cooperação, respeito e justiça e as crianças estão observando isso o tempo todo", finaliza Mariana.