Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Diversão

Confira 5 atividades para fazer com as crianças na quarentena

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 mai 2020 às 09:21
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em um longo período com as crianças 100% do tempo dentro de casa, os pais têm que se reinventar para usar e abusar da criatividade a fim de oferecer atividades que não apenas entretenham os pequenos, mas que desenvolvam também suas habilidades psicomotoras.

"Estamos enfrentando um momento delicado tanto para os pais como para os filhos, que não entendem todo o cenário que estamos vivendo. Por isso, paciência e criatividade são algumas das chaves para ter sucesso nesta situação”, explica Isa Vaal, psicóloga e criadora do canal TotoyKids.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para auxiliar os pais nessa tarefa, a psicóloga indica cinco atividades que podem ser feitas dentro de casa, com foco em crianças até sete anos, para que mamães, papais e filhos possam se divertir juntos. Veja:

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Continue a história

Publicidade


Esta atividade une o universo on-line ao offline. Para isso, separe alguns dos brinquedos favoritos do seu filho e algum trecho de filme, desenho ou história que ele goste.


No canal TotoyKids, por exemplo, é possível encontrar diversos vídeos com diferentes enfoques. Dê o play, deixe que a criança assista, e em determinado ponto pause.

Publicidade


Em seguida, peça para que a história seja continuada a partir dali com os próprios brinquedos. "Essa é uma atividade que desenvolve a imaginação e o pensamento lógico da criança, apontada como algumas das principais habilidades para este século”, afirma Isa Vaal.


Vista o personagem

Publicidade


Para esta atividade, papelão, recortes de personagens, cola, papel sulfite, tesoura e lápis de cor são os materiais necessários.


• 1º passo: Cole os personagens escolhidos sobre o papelão.

Publicidade


• 2º passo: Recorte o papelão para que ele tenha a forma do personagem.


• 3º passo: Coloque o personagem de papelão sobre a folha de sulfite e desenhe o contorno do corpo. Faça este contorno em quantas folhas achar necessário.

Publicidade


• 4º passo: Deixe que a criança desenhe diferentes trajes para o personagem.


• 5º passo: Recorte o desenho do papel sulfite, lembrando de deixar dois "ganchinhos” em cima para encaixar no papelão.

Publicidade


"Esta atividade permite que os pais façam uma viagem ao passado e relembrem sua infância, ao mesmo tempo que se divertem e investem um tempo de qualidade com os filhos, estimulam a criatividade de modo lúdico”, conta a psicóloga.


Bateria de panela


A ideia desta atividade é transformar itens básicos que já estão presentes nas casas em algo divertido. Separe uma panela para você e uma para a criança, assim como uma colher de pau para cada um. Faça sons e peça para que a criança os imite. "Esta brincadeira desenvolve a coordenação motora dos pequenos e permite a integração entre pais e filhos”, revela Isa.


Artesanato de reciclagem


Passando mais tempo em casa, a tendência é que mais lixo seja produzido. Com isso, uma saída para reutilizar esses itens é dar asas à imaginação dos pequenos e transformar esses materiais em arte.


Separe caixas, garrafas e outros materiais que estejam destinados ao lixo, mas que possam ser utilizados. Junte a cola, tesoura, tinta, barbante, lápis de cor, canetas coloridas e outras ferramentas e deixe que os pequenos construam verdadeiras obras de arte.


"Além de ganharem consciência ambiental sobre a questão da reciclagem, manusear estes materiais desenvolve a motricidade da criança”, explica a especialista.


Cante e dance em diferentes línguas


Aproveite este tempo com os pequenos para aprender e ensinar em outras línguas. Use a internet para ouvir músicas e ver vídeos em diferentes idiomas com os pequenos, estimulando o aprendizado. Por exemplo, a música "Vírus Aqui Não”, da turma do TotoyKids, está disponível em português, inglês e espanhol.

"Esta é uma ótima forma de ensinar as crianças, que principalmente até os 10 anos, têm mais facilidade para aprender, reter e desenvolver o conhecimento em novas línguas”, finaliza Isa Vaal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade