05/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Nova rotina

Confira 5 dicas de adaptação para a volta às aulas

Após dois meses de praia, festas, amigos, manhãs de sono e noites de videogame, o retorno das aulas coloca, novamente, os jovens na rotina de estudos. Para os pais, esse é o momento de fazer a transição e adaptação para os novos horários. Para isso, o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, dá algumas dicas práticas de como ajudar os filhos na hora de voltar às aulas.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Comece a adaptação ao horário uma semana antes

Para os alunos que estudam no período matutino, a dificuldade de retomar o horário e acordar mais cedo pode ser maior. Por isso, a dica é começar gradualmente, antecipando o despertador a cada dia e acostumando o organismo ao novo cronograma. "Vale a pena estabelecer horários, pelo menos uma semana antes, para que diminua aos poucos a ansiedade do retorno”, explica Hartmann.

Mantenha a leitura em dia

A revisão de conteúdos é sempre válida antes do retorno das aulas, mas ainda mais importante que isso é manter uma rotina de leituras. "Durante o período de descanso, a leitura é uma excelente opção para manter o aluno se desenvolvendo. Pode ser ficção, biografia, contos, revistas, toda leitura é válida”, ressalta Hartmann.

Cuidado com a alimentação

A ansiedade no início do ano letivo combinada com uma alimentação pesada pode não ser uma boa ideia para quem vai começar a nova rotina. De acordo com Hartmann, na noite anterior, o ideal é optar por refeições leves e alimentos já conhecidos. "Cuidar da alimentação, além de essencial para a saúde, é importante em momentos de grande ansiedade, como é a volta às aulas para alguns alunos”.

Use a organização como um estímulo

A compra de novos materiais, uniformes e livros pode ser uma forma de estimular os estudantes para o novo ano letivo. Para Hartmann, esse é o momento de planejar metas e criar novos objetivos. "É uma ótima oportunidade de organizar o que será necessário na nova rotina, pensar nos desafios e estabelecer metas”, conta. Além disso, uma dica prática é criar listas para serem fixadas no material, deixando as metas visíveis durante o ano letivo.

Tenha calma!

Independente de qual será o grande desafio de 2020, manter a tranquilidade é sempre uma ótima dica. O início do ano letivo significa o começo de uma nova etapa e, para cumpri-la, os alunos devem saber que não estão sozinhos. "Busque os professores, tire dúvidas, peça dicas e aproveite os profissionais que estão ao seu lado, eles estão preparados para auxiliar em todos os casos”, finaliza Hartmann.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Tire suas dúvidas!
Vitamina D: entenda a importância na defesa do organismo
03/04/2020 12:30
Diz Google
Brasil tem queda de 71% na movimentação para recreação, mostra Google
03/04/2020 11:45
Veja as dicas
Aniversário em tempos de quarentena: saiba o que fazer
03/04/2020 10:10
Segurança
Veja 10 dicas para proteger seus dados durante o trabalho remoto
03/04/2020 08:58
Evite o frizz!
Saiba como usar o secador de cabelos de forma correta no outono
02/04/2020 11:58
Veja mais e a capa do canal