Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Organização

Confira quatro dicas para equilibrar a vida profissional e a pessoal

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 nov 2019 às 08:48
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com os avanços da tecnologia, o acesso cada vez maior aos dispositivos eletrônicos e as mudanças cada vez mais rápidas do mercado corporativo, o equilíbrio entre vida pessoal e as tarefas do trabalho ainda é um desafio para muitos profissionais. Mas até que ponto estar 100% conectado faz bem para a carreira e para o desenvolvimento?

Para Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University, "o grande desafio é encontrar o meio termo em manter uma boa qualidade de vida sem perder desempenho no trabalho. E o grande segredo é separar bem os dois aspectos”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pensando em como equilibrar a esfera profissional com a esfera pessoal, a HSM University elencou quatro dicas para ajudar nesta mudança de midset.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Organize seu tempo - O primeiro passo é organizar todos os afazeres do dia ou da semana e estabelecer horários para cumpri-los. A proporção recomendada deve ser a de programar 70% do dia e deixar os 30% restantes para emergências e imprevistos. Além disso, é importante ter em mente que o tempo para o trabalho não deve ser usado para atividades pessoais e vice e versa.

Publicidade


Defina suas prioridades - Separe um momento de reflexão a fim de descobrir o que é importante na sua vida e o que não agrega valor, tanto do ponto de vista pessoal quanto do ponto de vista profissional. Esse exercício constante ajuda a eliminar da rotina as tarefas insignificantes que travam o dia.


Tenha momentos de lazer e de descanso - Ter uma carreira de sucesso é o sonho de muitos profissionais, mas é preciso entender que manter os momentos de descontração longe do trabalho são essenciais para manter-se motivado. Para isso, desconectar-se é o primeiro passo. Mesmo com a tecnologia sempre acessível, é possível (e ideal) programar algumas horas para aproveitar o tempo com a família e com os amigos.


Saiba recusar tarefas - Nos dias de hoje é cada vez mais comum os profissionais assumirem o máximo de tarefas para, principalmente, mostrar o seu potencial. No entanto, é necessário ter um limite e dizer não quando necessário. Afinal, a sobrecarga pode resultar em queda na qualidade do trabalho e, ainda, impactar negativamente as relações pessoais.

"Equilibrar a vida pessoal e profissional é essencial para manter o bom desempenho no ambiente de trabalho e garantir qualidade de vida. Por isso, é importante que todos saibam os seus limites e quando é hora de parar. Entender como organizar o tempo, definir prioridades e equilibrar os momentos de lazer com o trabalho ajudam no desenvolvimento e na performance do colaborador”, explica Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade