Muitos brasileiros desejam fazer um intercâmbio com a intenção de promover benefícios para a realização pessoal e para a carreira profissional. O mercado de educação internacional tem se transformado nos últimos anos e as ofertas de opções para estudar fora do Brasil são muitas.
Porém, para realizar o tão desejado sonho, Marcelo Melo, especialista em educação internacional e sócio-diretor da IE intercâmbio, explica que, para planejar um intercâmbio em 2020, é preciso definir bem os objetivos.
Entre as recomendações para dar início ao planejamento é preciso identificar o perfil do estudante e, por meio disso, seguir alguns passos:
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
1 - Escreva em um bloco de notas os seus objetivos e as suas preferências para o intercâmbio;
2 - Em seguida, compartilhe as informações anotadas com um profissional especialista em intercâmbio. É essencial que ele se preocupe em entender o seu perfil e, ao final, apresente a solução que melhor combina com os seus objetivos e as suas preferências;
3 - Confirme as informações recebidas em fontes seguras, como sites de consulados e embaixadas, órgãos de acreditação internacional, sites de empresas com referência comprovada e sites oficiais das companhias aéreas. Ao final da confirmação, faça uma lista com os principais sites para que você possa consultar novamente;
4 - Foque no planejamento de tempo e de orçamento. Esse passo é essencial em toda e qualquer viagem internacional e vai ser a referência para definir a data de matrícula e a data de embarque da viagem.
O especialista em educação internacional explica que antes de embarcar e atar os cintos é preciso entender que o intercâmbio envolve valores relevantes, ou seja, é essencial fazer a escolha correta do destino, com duração, data de embarque pré-definida. Além disso, é necessário prever as exigências do visto, analisar as questões com antecedência da viagem e selecionar o intercâmbio que mais se adequa ao perfil do estudante.