Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Santo do dia

Conheça Santa Bárbara, a padroeira dos bombeiros e pirotécnicos

Mariane Teles - Estagiária*
04 dez 2020 às 16:31
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A festa de Santa Bárbara é comemorada neste dia 4 de dezembro pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa. Exemplo de uma busca pela verdade, coragem e fé, a jovem tornou-se referência aos trabalhadores que procuram proteção contra os perigos de explosão, raios e tempestades.


A imagem dela é representada por uma jovem majestosa, que empunha um cálice, símbolo do amparo aos moribundos, e uma espada, o instrumento que causou sua morte.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


CONHEÇA SUA HISTÓRIA

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Santa Bárbara viveu no final do século III, em um lugar onde hoje se localiza a Turquia. Filha única de um rico nobre, cresceu dentro de uma torre a mando do pai, que não queria que ela vivesse no meio da sociedade corrupta daquele tempo.

Publicidade


Do alto da torre, a jovem contemplava as belezas da natureza e começou a associá-la com a criação de um "alguém" mais poderoso do que os deuses em que seu povo acreditava.


Por volta dos 17 anos, o pai dela a levou para casa a fim de receber pretendentes para um futuro casamento. Porém, Bárbara não os aceitava, pois não via interesse e o amor verdadeiro nos rapazes.

Publicidade


Devido aos costumes da obrigação de um casamento, o pai de Bárbara permite que a jovem começasse a frequentar a cidade. Durante essas visitas, ela conhece o cristianismo e se converte aos ensinamentos de Jesus, tornando-se uma personalidade fervorosa e cheia das virtudes cristãs.


Porém, o pai dela não aceita a sua conversão e decide denunciá-la ao prefeito da cidade, que ordena que a jovem fosse torturada em praça pública a fim de renegar a fé cristã. Santa Bárbara não recua, mesmo diante das maiores atrocidades feitas a ela.

Publicidade


Após ter sido arrastada pelas ruas, o próprio pai a degola. No entanto, ao fazer isso, um raio atravessa o céu e um trovão atinge o homem, que cai no chão sem vida. Por causa deste acontecimento, a santa ficou conhecida como a protetora de relâmpagos e tempestades, além de ser nomeada como padroeira das pessoas que trabalham com fogo.


A veneração a esta santa estendeu-se principalmente em Roma a partir do século VII. Conheça sua oração:

Publicidade


ORAÇÃO DE SANTA BÁRBARA:


"Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”


*Com informações da Cruz Terra Santa

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade