12/04/21
PUBLICIDADE
Santo do dia

Conheça Santa Bárbara, a padroeira dos bombeiros e pirotécnicos

Reprodução
Reprodução


A festa de Santa Bárbara é comemorada neste dia 4 de dezembro pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa. Exemplo de uma busca pela verdade, coragem e fé, a jovem tornou-se referência aos trabalhadores que procuram proteção contra os perigos de explosão, raios e tempestades.


A imagem dela é representada por uma jovem majestosa, que empunha um cálice, símbolo do amparo aos moribundos, e uma espada, o instrumento que causou sua morte.

CONHEÇA SUA HISTÓRIA

Santa Bárbara viveu no final do século III, em um lugar onde hoje se localiza a Turquia. Filha única de um rico nobre, cresceu dentro de uma torre a mando do pai, que não queria que ela vivesse no meio da sociedade corrupta daquele tempo.

Do alto da torre, a jovem contemplava as belezas da natureza e começou a associá-la com a criação de um "alguém" mais poderoso do que os deuses em que seu povo acreditava.

Por volta dos 17 anos, o pai dela a levou para casa a fim de receber pretendentes para um futuro casamento. Porém, Bárbara não os aceitava, pois não via interesse e o amor verdadeiro nos rapazes.

Devido aos costumes da obrigação de um casamento, o pai de Bárbara permite que a jovem começasse a frequentar a cidade. Durante essas visitas, ela conhece o cristianismo e se converte aos ensinamentos de Jesus, tornando-se uma personalidade fervorosa e cheia das virtudes cristãs.

Porém, o pai dela não aceita a sua conversão e decide denunciá-la ao prefeito da cidade, que ordena que a jovem fosse torturada em praça pública a fim de renegar a fé cristã. Santa Bárbara não recua, mesmo diante das maiores atrocidades feitas a ela.

Após ter sido arrastada pelas ruas, o próprio pai a degola. No entanto, ao fazer isso, um raio atravessa o céu e um trovão atinge o homem, que cai no chão sem vida. Por causa deste acontecimento, a santa ficou conhecida como a protetora de relâmpagos e tempestades, além de ser nomeada como padroeira das pessoas que trabalham com fogo.

A veneração a esta santa estendeu-se principalmente em Roma a partir do século VII. Conheça sua oração:

ORAÇÃO DE SANTA BÁRBARA:

"Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

*Com informações da Cruz Terra Santa

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.
Mariane Teles - Estagiária*
Continue lendo
Conscientização

Novos tratamentos de Parkinson podem proporcionar sobrevida de até 20 anos

11 ABR 2021 às 06h00
Saiba como usar

Hit dos anos 1980, ombreiras estão de volta

10 ABR 2021 às 23h00
Cirurgia Plástica

Hábitos de vida e doenças preexistentes podem interferir na cicatrização

10 ABR 2021 às 22h00
Principais tabus

Dependência química: 5 sinais que indicam a necessidade de internação

10 ABR 2021 às 21h00
Depois de prisão

Mrs. Mundo desiste do título após ser detida por arrancar coroa de sucessora

10 ABR 2021 às 16h18
Como navegar com segurança

51% das crianças latino-americanas estão expostas à ataques de cibercriminosos

10 ABR 2021 às 08h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados