Família

Consumo diário de amendoim melhora a saúde e a beleza; veja dicas

23 mar 2015 às 09:59

Pouco aproveitado pelos brasileiros, o amendoim vem provando que não só pode ser aliado de quem quer emagrecer, como ainda ajuda a manter a boa aparência. Isto porque, segundo pesquisas, o alimento possui ação anti-inflamatória e renovadores celulares que agem contra o envelhecimento precoce da pele. Além disso, protege os vasos sanguíneos, combate o enfraquecimento de unhas e cabelos, e tem a capacidade de prevenir dermatites e seborreia.

A favor da pele


Quando o tema é beleza, a eficácia do amendoim também é comprovada. Segundo Vanderlí Marchiori, nutricionista da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), por ser rico em ômega 3, a semente reduz moderadamente os níveis de pressão arterial e de triglicérides no sangue e, aliada ao Ômega 6, funciona como renovador celular, prevenindo o envelhecimento precoce e combatendo as rugas.


Unhas e cabelos mais fortes


Para ajudar a dar fim no cabelo sem brilho e nas unhas quebradiças, incluir amendoim na dieta é uma boa opção. Por ser fonte de vitamina E, o alimento previne o aparecimento dos radicais livres e deixa o cabelo mais forte e brilhante. Além disso, sua alta concentração de vitaminas e minerais garantem unhas mais bonitas e saudáveis.


Vale ressaltar que, embora seja altamente nutritivo, o amendoim também é muito calórico e por isso deve ser consumido com moderação. Ingerir 30g de amendoim in natura por dia traz os seguintes benefícios:

Melhora os níveis de proteínas, fibras, antioxidantes e fitoquímicos;
Auxilia no controle do peso e gordura abdominal;
Equilibra os níveis de açúcar no sangue;
Reduz o colesterol ruim (LDL) do sangue;
Ajuda a prevenir a incidência de câncer, pois possui fitoesteróis.


Continue lendo