O nascimento do primeiro dentinho é sempre uma emoção para os pais, que acompanham gradativamente a evolução da criança, desde a amamentação até a perda dos dentes de leite e formação total da arcada dentária. Cada momento representa para a criança uma importante fase para o desenvolvimento. Nessa fase, o que muitas vezes passa despercebido são os cuidados necessários que refletem em toda a vida da criança.
A partir dos primeiros anos, e com a orientação do odontopediatra, os pais já podem levar seus filhos para uma consulta com o ortodontista, profissional responsável pelos tratamentos dento-faciais. Nessa primeira visita, são avaliados fala, postura da língua e outras questões da arcada dentária. O cirurgião dentista, e ortodontista Cássio Selaimen explica a importância de procurar assistência ainda nos primeiros anos: "A primeira consulta deve ser feita na primeira infancia, mais ou menos 6 anos de idade. Quanto mais cedo, mais fácil e rápido são os tratamentos, com maiores possibilidades de soluções e resultados positivos".
Caso seja diagnosticado algum problema, o acompanhamento deverá ter continuidade. A partir dos cinco anos, já é possível a utilização do aparelho ortodôntico para o tratamento de correções para a malformação dentofacial.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
"Os tratamentos mais indicados na infancia são os ortopédicos. Eles tratam os ossos e os músculos da face com a finalidade de corrigi-los, necessitando continuidade em um segundo momento com aparelhos ortodônticos. A duração é em torno de 18 meses para a primeira fase", esclarece Selaimen.
O cuidado precoce beneficia o crescimento e o desenvolvimento da criança. De acordo com o cirurgião dentista, "o tratamento de problemas esqueléticos ainda na dentadura de leite ou durante o início da troca dos dentes é mais estável, mais fácil, evita extrações de dentes e até cirurgias nos maxilares".
Portanto, é bom ficar atento a questões, como dificuldades para comer ou engolir, respiração bucal, problemas de fala, entre outros. Aderir aos cuidados odontológicos é fundamental para uma vida saudável.
"O tratamento ortodôntico resulta sempre em uma mudança para melhor. O aumento da sua autoestima e qualidade de vida são as principais consequências de um sorriso bonito e saudável", conclui Cássio.