Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
É fácil!

Descubra a idade do cãozinho prestando atenção em detalhes básicos

Redação Bonde
29 mar 2016 às 12:46
Continua depois da publicidade

Quem resgata um cãozinho das ruas ou adota o melhor amigo de um abrigo, sempre tem curiosidade de saber a idade do animal. Isso pode parecer tarefe difícil, mas sabia que existe uma maneira fácil de descobrir? De acordo com médico veterinário do Max em Ação, Marcello Machado, é mais fácil de descobrir isso prestando atenção nos dentes do animal.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Os dentes permanentes dos cães são mais amarelados do que os primeiros que nasceram. No entanto, é preciso se atentar a higiene bucal do peludo. "Ao adotar cão, faça um check up e também providencie a higienização dos dentes dele, seja por escovação ou remoção do tártaro na clínica veterinária. Garantir a saúde bucal do seu cãozinho também é praticar guarda responsável".

Continua depois da publicidade


Confira a lista abaixo com as várias fases da vida do cãozinho e descubra a do seu melhor amigo:


Poucas semanas de vida


"Os primeiros dentes dos cães começam a nascer quando o filhote tem entre seis e oito semanas de vida. Nesse período, os dentes são muito brancos, como o dente de leite das crianças", explica Machado.

Continua depois da publicidade


Até seis meses


"Já entre os três e seis meses, a tendência é a de que os dentes caiam para o nascimento dos permanentes, que são naturalmente menos brancos", diz. Então preste atenção se acontece isso com o seu bichinho.


Entre 1 e 3 anos


"Nessa fase, o cãozinho já tem todos os dentes permanentes e os dentes traseiros são os primeiros a ficar mais amarelados, fala Marcello. Além disso existe outro detalhe, um filhote tem em média 28 dentes, enquanto um cão adulto tem aproximadamente 42.


Mais de 5 anos


A energia de um cão com mais de 5 anos já não é a mesma. É fácil de perceber que eles ficam mais calmos quando são mais velhos. Além disso, os dentes já são mais amarelados e desgastados.


Entre 10 e 15 anos

Os cães com mais de 10 anos já são considerados idosos. "Nesse período, os dentes começam a cair, ficam mais amarelados e bastante desgastados. A energia para brincar e passear diminui, ele gosta de passar mais tempo quieto e dorme mais", afirma o veterinário.


Compartilhar nas redes:

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade