Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Previna-se!

Dez dicas que ajudam a diminuir a queda de cabelos

Redação Bonde
20 set 2011 às 08:03
Queda de cabelo pode ser facilmente prevenida quando observados os sintomas; erro é pensar que higienização é responsável pela queda - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O corre-corre, turnos estafantes no trabalho, estresse, má alimentação, trânsito engarrafado, preocupações extras e outros fatores, como genética, podem ser responsáveis pela queda de cabelo. Independente do motivo, nunca é tarde para se cuidar e prevenir o problema. Abaixo, dicas do dermatologista Ademir JR., especialista em cabelos. Confira:

1 - Reduzir seu estresse - Estudos mostram que uma boa parte dos pacientes que reclamam de queda capilar, apresentam ou apresentaram algum tipo de estresse que pode ter sido causador da queda capilar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


2 - Ficar atento ao couro cabeludo - Boa parte dos pacientes que chegam à nossa clínica queixando-se de queda capilar, relatam que apresentam ou apresentaram ou situações de caspa ou descamação, feridas, dor e coceira de couro cabeludo.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


3 - Manter o couro cabeludo sempre limpo e higienizado - Alguns pacientes acreditam que os cabelos caem mais durante o banho e evitam lavar os cabelos. É importante saber que os cabelos não estão caindo porque estamos lavando o couro cabeludo e sim porque estão programados para cair, independente do banho. Na verdade, quando deixam de lavar para evitar a percepção de queda que o banho causa, acabam deixando o couro cabeludo sujo por mais tempo e a sujeira, por si só, poderá agravar ainda mais a queda de cabelos.

Publicidade


4 - Fazer exercícios físicos - Exercícios liberam endorfinas que diminuem o estresse e consequentemente a queda de cabelos.


5 - Diminuir o consumo de álcool - A ingestão de álcool provoca aumento da produção de radicais livres no nosso corpo. Radicais livres promovem inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo. Toda inflamação poderá promover aumento da queda de cabelos. Além disto, o álcool, por si só desgasta o organismo já que exige de nosso corpo um esforço maior para metabolização do etanol. O desgaste do metabolismo é um dos fatores que podem levar à queda capilar

Publicidade


6 - Evitar o fumo - É provado cientificamente que o fumo, por produzir radicais livres em nosso corpo, facilita a queda capilar.


7 - Evitar a automedicação - A automedicação é um hábito comum, porém perigoso, que pode acarretar em sérios danos à saúde de quem a pratica. Mais do que os riscos, se alguma complicação ocorre, em virtude da automedicação, o paciente acaba sem o suporte de um médico que seria o responsável por prescrever este ou aquele medicamento.

Publicidade


8 - Não perder tempo e procurar um médico - Boa parte dos pacientes que chegam em nossa clínica já tiveram experiências com fórmulas milagrosas ou com produtos que prometem tratar a queda capilar e que são vendidos aos montes em farmácias, supermercados e na internet. Quando se dão conta, percebem que perderam tempo e cabelos com soluções que não ajudaram em nada. Com a ajuda de um médico, além do diagnóstico bem feito, você sairá com uma prescrição efetiva para a solução de seu problema.


9 - Corrigir problemas hormonais - Muitas quedas de cabelo estão relacionadas a problemas hormonais. O diagnóstico destes problemas e a correção dos mesmos muitas vezes é suficiente para interromper a queda capilar.


10 - Durante o tratamento, evite a ansiedade - Cabelos não se recuperam da noite para o dia. Ficar olhando no espelho desesperadamente à procura de fios novos não ajuda em nada. Para piorar, a ansiedade agirá como o estresse, aumentando a queda capilar.

Fonte: Ademir Jr., médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade