Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
O casamento agradece!

Dez frases que você nunca deve dizer a sua sogra

Redação Bonde
16 dez 2015 às 12:13
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é novidade que o relacionamento entre nora e sogra é quase sempre bastante delicado. Na hora de cuidar da casa e do filho/marido, cada uma tem hábitos e costumes próprios, que geralmente entram em conflito, o que pode acabar gerando uma verdadeira 'guerra' familiar. No meio do fogo cruzado está o 'pobre' filho/marido, que não sabe ao certo a quem dar razão.

Segundo Suely Buriasco, escritora e mediadora de conflitos, quando existe este sentimento de competição entre nora e sogra, é preciso buscar maneiras de amenizar a situação e viver bem com a mãe de seu amado. Para isso, vale refletir sobre algumas frases que nunca devem ser ditas a uma sogra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Embora pareça difícil ficar quieta em algumas ocasiões, lembre-se que existem jeitos e 'jeitos' de falar as coisas. Escolher a forma certa de falar, ou muitas vezes nem falar, pode fazer a diferença no relacionamento com o seu parceiro e, porque não, com a sua sogra.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Em sua coluna no site familia.com.br, Sueli listou dez frases que você jamais deve dizer a sua sogra, se quiser manter uma boa convivência familiar. Confira:

Publicidade


1. "Nem precisa avisar, você é sempre bem-vinda em nossa casa"


Melhor pesar as palavras, para não prometer o que não vai cumprir, afinal se sua sogra vem sempre em sua casa, sem sequer avisar, a vida de seu lar e sua rotina sofrerá forte abalo.

Publicidade


2. "Eu não pedi a sua opinião"


Nossa, que forte! Ouvir a opinião de sua sogra não significa acatá-la; você continua a fazer como acha que deve, mas tolerância é fundamental. Se ela continuar insistindo, seja assertiva e, de forma afetuosa, deixe claro que isso não é negociável.

Publicidade


3. "Eu não posso acreditar que você pense assim"


Guarde sua indignação para você mesmo e jamais a exponha, afinal, por mais que você considere uma aberração, precisa respeitar as ideias dela. Temas polêmicos como política, religião e qualquer embate de ideias pode transformar uma reunião familiar em campo de guerra.

Publicidade


4. "Ensine seu filho a ser um marido melhor"


Agora você pisou numa mina explosiva! Lembre-se que ela é mãe e não aceitará qualquer tipo de comentário humilhante em relação a seu filho. Culpar a sogra pelas deficiências do marido é, no mínimo, um contrassenso perigoso.

Publicidade


5. "Eu gosto mais de estar com a minha família"


Estabelecer uma concorrência entre a própria família e a do cônjuge é promover grandes desentendimentos, inclusive com o marido, que dificilmente vai deixar isso simplesmente passar. O tempo junto aos familiares de um e de outro deve ser dividido para que esse tipo de conflito não perturbe a paz familiar.

Publicidade


6. "Eu quero herdar isso"


A impressão parece clara: você quer que sua sogra morra! E se não quer, pode ter certeza que isso será o que ela vai pensar. Conversas sobre herança não deve envolver noras e genros; o assunto, caso venha a acontecer, deve ser entre pais e filhos.


7. "Estamos ocupados demais para visitá-la"


Mesmo quando a sogra é exigente e quer vê-los mais do que vocês a ela, não se pode ser tão insensível a ponto de menosprezá-la dessa forma.


8. "Fale com seus filhos"


Não envolva a sua sogra com problemas em relação aos seus cunhados ou qualquer pessoa da família dela. Dificilmente ela vai ficar ao seu lado e, se ficar, será a contragosto, certamente representará problemas futuros.


9. "Você não pode estar com as crianças o tempo todo"


É claro que não, mas você não precisa agir de forma que sua sogra se sinta excluída. Diga o porquê de cada momento em que você não acha recomendável que ela esteja com os netos e, caso haja alguma razão mais forte, como uma influência negativa, por exemplo, seja assertiva e, com todo respeito, deixe tudo às claras.


10. "É melhor que você fale com o seu filho"


A mensagem que sua sogra ouvirá é: "tome distância". Isso é totalmente inconveniente para a vida familiar. Interagir com a sua sogra e manter um bom relacionamento com ela é, acima de tudo, uma forma de manter a harmonia em seu casamento.


A forma de falar é o que, na maioria das vezes, influencia uma situação, assim, busque formas afetuosas e gentis de dizer o que pensa e impor o que deseja. Com certeza, o seu relacionamento com sua sogra se tornará muito mais respeitoso e saudável.


Seu casamento agradece!

*Suely Buriasco é escritora, educadora e consultora, especialista em mediação de conflitos e mediação corporativa. Tem dois livros publicados: "Uma Fênix em Praga" e "Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade