Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fim de ano

Dez sugestões para não ficar maluca nas férias dos filhos

Redação Bonde
16 dez 2011 às 17:10

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fim de ano chegou e, junto com ele, uma infinidade de afazeres. Nesta época é chegada a hora de se preocupar com a compra dos presentes, com os preparativos para as ceias e com as viagens de férias. Como se fosse pouco, ainda surge um agravante: as crianças entram de férias no colégio e permanecem a maior parte do tempo em casa.

Para Dora Lorch, mestre em psicologia pela PUC-SP, o período deve ser bem aproveitado em família. "Temos dois tipos de situações: os pais que estão em casa e os que não estão (que continuam trabalhando) e deixam os filhos sob cuidados de outras pessoas. O importante é planejar e orientar sobre atividades que possam ser feitas de maneira simples e que fazem a alegria da criançada. Convidar um amigo para passar a noite em casa, acampar no próprio quarto ou assar um bolo de chocolate contentam e encantam as crianças", diz Dora.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Brincadeiras antigas

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBBs

Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer

Imagem de destaque
Fátima e Will

Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias


Aproveite o período para apresentar novidades para a criançada. Se seu filho é adepto a jogos eletrônicos e comumente se divertem com brinquedos tecnológicos ou videogames, apresente à ele uma atividade mais simples, que você e seus amigos brincavam quando eram crianças. Vale apostar na amarelinha, pular corda, dança das cadeiras, bola queimada, pega-pega, corrida de sacos, entre outras. Isso vai fazer com que as crianças fujam do que estão habituadas na hora da diversão e o melhor: vai estreitar os laços entre a criança e a família.

Publicidade


Faça artesanato


Que tal procurar técnicas divertidas para construir brinquedos, fazer dobraduras ou pintar objetos de madeira? Ocupar as crianças com atividades artesanais vai fazer com que elas desenvolvam a criatividade e saiam das brincadeiras ostentadas só em tecnologia.

Publicidade


Programe um piquenique


Separar um dia no calendário para uma ida ao parque é uma excelente opção para as férias. Convide amigos do seus filhos ou faça uma tarde divertida em família. Envolver a criança em todos os preparativos é muito importante para que ele se sinta ainda mais empolgado com a ideia.

Publicidade


Saiam para passear


Procurar passeios em pontos turísticos da sua cidade pode ser uma ideia interessante para as férias. Vale incluir no roteiro lugares como aquário, zoológico, parques, bosques, bibliotecas e teatros. A dica vale também para caso vocês resolvam conhecer outras cidades, uma tarde diferente pode render aventuras muito legais a toda família.

Publicidade


Mãos a massa



Nas férias leve a criançada para a cozinha e incentive-os a ajudar no preparo dos alimentos. Deixe que a criança escolha o cardápio, participe da compra, do preparo e da organização da mesa para a hora de vocês saborearem a refeição. A ideia pode ser aproveitada para que você ensine seu filho sobre a organização da casa. Mas atenção: fique atento para evitar acidentes, por isso, esteja sempre por perto.

Publicidade


Bazar de livros


Organizar um bazar de troca de livros entre seu filho e os amigos pode ser uma opção e tanto. Basta armar uma barraquinha com o que você tem em casa e convidar o maior número de pessoas possível. Com a troca de livros, você leva para casa títulos novos e se desfaz dos que só estavam ocupando espaço na prateleira (e o melhor: sem nenhum custo).

Publicidade


Jogos


Jogos de mesa e tabuleiro são excelentes ideias para entreter as crianças. Esses momentos são sempre caracterizados por reunir a família e promover uma excelente troca de experiências. Além disso, jogos são um excelente exercício para ensinar a importância do respeitos às regras e ao espaço do outro.


Exercícios lúdicos


Atividades lúdicas são excelentes exercícios de estímulo corporal. Leve seus filhos para uma caminhada e proponha que andem batendo palmas, de costas, nas pontas dos pés...vale tudo. Além de prazerosa, a atividade lúdica tem um caráter exploratório, possibilita o exercício corporal, o treino do ritmo e da harmonia.


Cinema em casa


Reprodução
Reprodução


Separa uma tarde para reunir alguns amiguinhos do seu filho e organize um cinema na sua casa. Decore a sala com almofadas, compre alguns doces, saquinhos de pipoca divertidos e deixe que a criançada se divirta.


Reveze com outros pais

Se você tem amigos, vizinhos, irmãos ou parentes que tenham filhos da mesma idade que os seus, proponha um revezamento. Organizem-se de cada pai separar um dia da semana para ficar com a criançada. A ideia pode fazer com que seus filhos vivenciem regras e costumes diferentes dos que está habituado e trocar novas experiências. (Com informações UOL)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo