Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Processo de letramento

Dicas para contribuir na alfabetização do seu filho na pandemia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 mar 2021 às 16:39
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A pandemia de coronavírus tem revelado em 2021 que boa parte das atividades que eram desenvolvidas em conjunto com outras pessoas é não só incentivada, como primordial. A falta de contato tem sido sentida por todos, em especial pelas crianças pequenas.

Em um contexto no qual não foi possível levar os filhos às escolas, os pais foram responsáveis pelo apoio à alfabetização, tarefa que não é nada fácil nem mesmo para os professores – profissionais capacitados para isso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, as crianças infelizmente não param no tempo e precisam do aprendizado em dia. E, para os pequenos que estão na fase de alfabetização, estar em contato com a aprendizagem é algo ainda mais importante. Sendo assim, separamos três dicas para incentivar a alfabetização dentro de casa em conjunto com as aulas online. Confira.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Leitura como hábito

Nada é mais importante nesta fase do que a leitura. Com ela, os pequenos começam a dar os primeiros passos para a alfabetização e, por isso, o hábito deve ser sempre incentivado. Neste caso, a dica é que os pais tirem um tempo, seja durante o dia ou mesmo antes de dormir, para ler com as crianças, garantindo que a criança tenha acesso ao livro e que possa acompanhar a leitura com os responsáveis. Aqui, também é válido lembrar que a recomendação são os livros destinados às idades das crianças.

Publicidade


Brincadeiras com escrita

Aprender a escrever é um processo que se desenvolve aos poucos. É necessário que os pais tenham paciência, e, para isso, o uso de brincadeiras lúdicas é bastante incentivado. Criar espaços nos quais a criança possa desenhar as letras, ter o alfabeto sempre à mostra e implementar maneiras no cotidiano para que a criança possa usar a escrita são fundamentais.


Uma dica nesta quarentena é soletrar as comidas antes que a criança as coma. Ou seja, antes das refeições, uma ideia de alfabetização é apresentar alimentos e ter por perto caneta e papel, para incentivar que as crianças escrevam o nome das comidas.

Publicidade


Ter em casa brinquedos educativos


Se o DIY não é muito a praia de alguns pais, vale o investimento em brinquedos educativos que estejam relacionados à alfabetização. Hoje, já existe uma série de lojas que desenvolvem métodos por meio da brincadeira, para que a criança exercite o letramento brincando. A dica é investir em brinquedos que incentivem a leitura e que trabalhem com as letras do alfabeto, de forma a formular novas palavras. Boa parte desses brinquedos são usados nas escolas e muito debatidos como estratégias válidas nos cursos de pedagogia.

Além dos brinquedos mais sofisticados, alguns mais comuns também são bons exemplos para ajudar na alfabetização, como letras de EVA, lousas mágicas e dados com as letras do alfabeto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade