Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Carinho

Distanciamento pode provocar mudanças nas relações afetivas

Larissa Teixeira - Folhapress
16 jun 2020 às 09:32
- Reprodução/PIxabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus forçou as pessoas a trocarem o contato físico por telefonemas ou chamadas em vídeo. Esse mundo virtual e o isolamento têm provocado mudanças nas relações afetivas.

"Estamos vivendo algo totalmente atípico", afirma Marcelo Alves dos Santos, psicólogo e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sobre a alteração de comportamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele explica que a imposição do meio virtual para se comunicar gera angústia em algumas pessoas, pois não é possível abraçar e ficar perto de quem se gosta, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


A pesquisa "Viver em São Paulo: Especial Pandemia parte 2", feita pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope, no mês de maio, também identificou essa insatisfação com a nova rotina.

Publicidade


Segundo o levantamento, as duas coisas que os paulistanos mais sentem falta são o contato físico com pessoas próximas e encontrar as pessoas, mas sem restrições.


Além da angústia pelo distanciamento, o psicólogo ainda aponta que o medo de se infectar pela Covid-19 gera mais tensão ainda.

Publicidade


"As relações externas podem ser permeadas por essa desconfiança de também adquirir o vírus, o que é muito negativo", afirma.


Para Santos, a quarentena e a preocupação com a saúde "possibilitaram a gente repensar no que é importante" de fato. "Vamos aprender que nos cuidar e cuidar de quem a gente ama é o mais importante", afirma.

Publicidade


Para ele, este momento pode ser usado para se observar e aprender coisas sobre si mesmo. "Quem se conhece, se torna uma pessoa melhor e transforma o seu entorno. É uma reação em cadeia", explica.


Higiene

Publicidade


Já em relação aos hábitos adquiridos durante a quarentena, a pesquisa da Rede Nossa São Paulo constatou que os paulistanos estão mais dispostos a poupar dinheiro e higienizar todos os produtos comprados em supermercados e lojas.


Santos acredita que essa preocupação com a higiene irá continuar por muito tempo para que o ambiente doméstico permaneça limpo e isso seja uma forma de afastar doenças. "Muitas famílias vão aderir a esse movimento de forma saudável."

Publicidade


Dinael Corrêa de Campos, psicólogo do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp (Universidade Estadual Paulista), discorda disso. Segundo ele, nem todos vão adquirir melhores hábitos de higiene após a pandemia, porque não tiveram esse tipo de ensinamento durante a infância. "A questão da prevenção não está incorporada na nossa cultura."


Solidariedade tende a crescer após a pandemia

Publicidade


Para o psicólogo Marcelo Alves dos Santos, a privação de estar próximo de quem se gosta faz com que as relações humanas fiquem em destaque e "nos sensibilizarmos com o outro é o exercício da nossa humanidade."


Assim, apesar de as ações de solidariedade não serem novidade, elas têm tido mais visibilidade e se diversificado neste período de pandemia. É o caso, por exemplo, de vizinhos que fazem compras para quem não pode sair de casa. "Acredito que isso veio para ficar", afirma o psicólogo.


O fato de essas ações terem mais visibilidade também colabora, segundo os especialistas, para que outras pessoas busquem ajudar no que podem e possibilita que as iniciativas sejam replicadas.


Para o psicólogo Dinael Corrêa de Campos, essas ações não irão continuar se deixarem de aparecer na mídia. "Há quanto tempo as pessoas vulneráveis existem? Por que só dar aconchego agora?", questiona. Segundo ele, seria muito bom que esse olhar para o outro deveria perdurar na nossa sociedade.

Campos ainda afirma que a tendência é que as pessoas voltem a ter os hábitos que mantinham antes da pandemia. "Uma porcentagem pequena da população vai realmente mudar", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade