Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Rápida

Em mensagem de Páscoa, papa pede distribuição de vacina de Covid-19 aos países pobres

Folhapress
04 abr 2021 às 14:48
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O papa Francisco pediu neste domingo de Páscoa (4) à comunidade internacional a rápida distribuição de vacinas contra a Covid-19, sobretudo para os países pobres, e classificou como "escandalosos" os conflitos armados e o gasto militar durante a pandemia. A declaração aconteceu na basílica de São Pedro quase vazia.


Com o novo coronavírus, este foi o segundo ano seguido em que as celebrações de Páscoa ficaram esvaziadas -havia apenas um pequeno grupo de pessoas em um altar secundário da basílica durante a missa, ao invés de multidões na igreja ou na praça do lado de fora.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A pandemia ainda está em pleno curso, a crise social e econômica são muito graves, especialmente para os mais pobres; e apesar de tudo -e isso é escandaloso-, os conflitos armados não cessam e os arsenais militares são reforçados", criticou o papa durante sua homilia, antes da bênção Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo).

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista



Em relação aos conflitos, ele citou a Síria, "onde milhões de pessoas vivem atualmente em condições desumanas", o Iêmen, "cujas vicissitudes estão cercadas de um silêncio ensurdecedor e escandaloso", e a Líbia, "onde finalmente se vislumbra a saída de uma década de contendas e enfrentamentos sangrentos".


Francisco, que muitas vezes clamou pelo desarmamento e pelo banimento total da posse de armas nucleares, disse: "Ainda há muitas guerras e muita violência no mundo. Que o Senhor, que é a nossa paz, nos ajude a vencer o mentalidade de guerra."

Publicidade


Além das populações que sofrem com os conflitos, o papa dedicou a missa aos mais vulneráveis, aos doentes de Covid-19 e aos migrantes.


Após homenagear médicos e enfermeiras na linha de frente da pandemia, o papa lembrou que as vacinas são uma ferramenta essencial nesta luta, e pediu que a comunidade internacional se comprometa a suprir os atrasos na distribuição.


Francisco, que normalmente teria feito o discurso para até 100 mil pessoas na praça de São Pedro, falou para menos de 200 na igreja enquanto a mensagem era transmitida para dezenas de milhões em todo o mundo.

A praça estava vazia, exceto por alguns policiais que impunham um rígido bloqueio nacional de três dias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade