Pesquisar

Canais

Serviços

- Samu Regional Maringá
Continua depois da publicidade
Resgate aéreo

Em voo do Samu, equipe distrai bebê com desenho da Peppa Pig

Larissa Ayumi Sato - Grupo Folha
05 jun 2019 às 14:47
Continua depois da publicidade

A equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) usou a criatividade no transporte aéreo para acalmar um bebê de um ano e quatro meses que precisou ser levado de Cianorte (Noroeste) a Sarandi (Região Metropolitana de Maringá). O voo durou 15 minutos e aconteceu na segunda-feira (3).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O médico de voo do resgate aeromédico do Samu, Maurício Lemos, conta que o garoto, Peterson, estava internado em Cianorte com pneumonia, em uma unidade hospitalar com pouca estrutura emergencial. Como a doença estava evoluindo com complicação, pela gravidade, foi solicitada uma vaga em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e remoção aeromédica.


O menino estava com muita falta de ar e instabilidade respiratória, segundo Lemos. A equipe o estabilizou, com a mãe dele ao lado, e ele ficou quietinho. No entanto, a aeronave, por ser de resgate, não tem configuração para acompanhantes.


"Quando fui colocar a mãe na viatura e deslocar com a aeronave, ele começou a chorar muito. Nesse momento, com a pneumonia, com todo o quadro clínico que ele apresentava, o choro aumentava a falta de ar e caía a oxigenação dele, a saturação de oxigênio. E isso poderia evoluir para uma insuficiência respiratória e precisaria ser entubado", explicou o médico.


"Então eu tinha que montar uma estrutura. Tentei balãozinho de luva, conversar, pegar no colo, mas não deu. E aí pensei na Peppa na hora. Por causa da questão de casa. Ou é Peppa ou é Galinha (Pintadinha), ou Ben e Rolly... E ele acalmou na hora, foi uma das estratégias para estabilizá-lo, além de toda monitorização oxigenação, controle rigoroso com transporte de uma criança grave, e foi uma das chaves para o sucesso do transporte. Então, foi bem legal", afirmou.

Continua depois da publicidade


Samu Regional Maringá
Samu Regional Maringá


O bebê foi internado na UTI do hospital Metropolitano de Sarandi, com quadro grave.


Compartilhar nas redes:

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade