Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Resgate aéreo

Em voo do Samu, equipe distrai bebê com desenho da Peppa Pig

Larissa Ayumi Sato - Grupo Folha
05 jun 2019 às 14:47
- Samu Regional Maringá
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) usou a criatividade no transporte aéreo para acalmar um bebê de um ano e quatro meses que precisou ser levado de Cianorte (Noroeste) a Sarandi (Região Metropolitana de Maringá). O voo durou 15 minutos e aconteceu na segunda-feira (3).


O médico de voo do resgate aeromédico do Samu, Maurício Lemos, conta que o garoto, Peterson, estava internado em Cianorte com pneumonia, em uma unidade hospitalar com pouca estrutura emergencial. Como a doença estava evoluindo com complicação, pela gravidade, foi solicitada uma vaga em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e remoção aeromédica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O menino estava com muita falta de ar e instabilidade respiratória, segundo Lemos. A equipe o estabilizou, com a mãe dele ao lado, e ele ficou quietinho. No entanto, a aeronave, por ser de resgate, não tem configuração para acompanhantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


"Quando fui colocar a mãe na viatura e deslocar com a aeronave, ele começou a chorar muito. Nesse momento, com a pneumonia, com todo o quadro clínico que ele apresentava, o choro aumentava a falta de ar e caía a oxigenação dele, a saturação de oxigênio. E isso poderia evoluir para uma insuficiência respiratória e precisaria ser entubado", explicou o médico.


"Então eu tinha que montar uma estrutura. Tentei balãozinho de luva, conversar, pegar no colo, mas não deu. E aí pensei na Peppa na hora. Por causa da questão de casa. Ou é Peppa ou é Galinha (Pintadinha), ou Ben e Rolly... E ele acalmou na hora, foi uma das estratégias para estabilizá-lo, além de toda monitorização oxigenação, controle rigoroso com transporte de uma criança grave, e foi uma das chaves para o sucesso do transporte. Então, foi bem legal", afirmou.


Samu Regional Maringá
Samu Regional Maringá


O bebê foi internado na UTI do hospital Metropolitano de Sarandi, com quadro grave.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade