Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Enem: é importante que estudantes priorizem o sono

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 nov 2019 às 09:06
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No período de provas é normal os estudantes ficarem a madrugada toda em cima de um livro ou apostila com o objetivo de aproveitar cada minuto do dia para aprender um pouco mais. Pensar "só mais um texto e já vou dormir” pode não ser a melhor opção. Não é raro encontrar pesquisas que demonstram como sacrificar as horas de sono atrapalha o desempenho escolar e nos exames.

Exemplo disso é que tanto os pesquisadores da Universidade da Califórnia quanto da Universidade de Ghent e de KU Leuven, na Bélgica, identificaram que a privação do descanso atrapalha a aprendizagem dos jovens. Um estudo realizado em Stanford descobriu que os alunos foram capazes de consolidar as informações de maneira mais eficaz após dormir o suficiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma boa noite de descanso pode trazer inúmeros benefícios à saúde do corpo e da mente, já que é nesse momento que diversas atividades metabólicas acontecem. Além disso, é durante o sono que retemos na memória todo o aprendizado do dia. Passamos cerca de um terço da vida dormindo, e engana-se quem acredita que isso é um desperdício de tempo: memória, aprendizagem, concentração, humor, criatividade e diversas áreas cognitivas são afetadas diretamente pela qualidade do sono.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, dá dicas de como tornar o repouso um aliado na tão temida época de Enem e vestibulares. "Passar as madrugadas estudando não é uma boa ideia para trazer melhores resultados nos testes, é justamente o contrário. Uma mente bem descansada tende a ter um desempenho melhor e ser mais ágil no raciocínio lógico”, esclarece a especialista.

Publicidade


A profissional ainda reforça que o nervosismo e a ansiedade são bastante comuns nesses momentos e podem levar os estudantes a quadros de insônia e de fadiga mental, o que consequentemente vai resultar em mais irritabilidade e tensão. Apesar da gravidade, é possível reverter esse ciclo vicioso com algumas pequenas mudanças na rotina. Para isso, Federighi faz algumas recomendações:


Desconecte-se dos eletrônicos - Quem não costuma dar aquela olhadinha rápida nas redes sociais na hora de se deitar? Apesar de parecer um hábito inofensivo, essa é uma das principais causas que dificultam o adormecer. A "luz azul” emitida pelos aparelhos eletrônicos atrapalha na produção de melatonina, hormônio responsável por ajustar nosso relógio biológico. "O ideal é desligá-los durante toda a noite. Às vezes só a expectativa de receber uma mensagem é o suficiente para roubar horas de descanso” pontua a especialista da Duoflex.

Publicidade


Silêncio e baixa luminosidade são amigos do sono - Adormecer com barulho nem sempre é fácil, principalmente para quem tem sono leve. Por isso, é ideal que se crie um ambiente quieto e tranquilo na hora do merecido descanso. Como nem sempre isso é possível, ainda mais para quem mora em centros urbanos, uma boa dica são os tampões de ouvido, que ajudam a vetar ruídos externos. Já a luz influencia diretamente na produção da melatonina, o hormônio que avisa o corpo que está na hora de dormir. Ambientes claros prejudicam a indução ao sono.


Comer bem - "Nem dormir de ‘barriga cheia’, nem ir para a cama de ‘estômago vazio’. O ideal é ter uma alimentação leve e em horários regulares, e em até duas horas antes de se deitar, para que a digestão seja feita de forma antecipada ao sono”, comenta a consultora. Bebidas alcoólicas, café e açúcar em excesso também devem ser evitados durante a noite.


O conforto é essencial - A aquisição de um bom colchão e de um bom travesseiro também são fundamentais para uma boa noite de sono e ajudam a evitar dores no corpo. "Cada biotipo e postura exige um modelo diferente. Use um travesseiro que ofereça conforto, sustentação para a cabeça e que alinhe a coluna. Ao se deitar, se perceber que o pescoço ficou inclinado para cima ou para baixo, escolha outro modelo”, aconselha a profissional.

Mantenha um padrão - A rotina para dormir é uma verdadeira parceira e regula o relógio biológico do aluno. Não há necessariamente uma hora ideal para ir para a cama, mas é importante ter em média 8 horas diárias de sono. Logo, é necessário que o descanso e os estudos estejam em equilíbrio, a dupla nota 10 para se alcançar as metas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade