Você provavelmente viu muitas notícias a respeito de Anna Clara Mansur desde o começo desta semana. A menina de apenas nove anos ganhou as manchetes dos portais de notícias e ficou conhecida como a "primeira blogueira fitness infantil".
Por meio de um perfil no Instagram, a menina postava imagens e vídeos e mostrava sua rotina de exercícios físicos e dieta. Ao mesmo tempo que muitas pessoas admiraram seu esforço e empenho, outros criticaram a atitude dos pais.
A mãe de Anna, Mileny Mansur, disse ao Brasil Post que acredita ser normal o dia a dia da menina. Além de defender que a filha está saudável, ela afirma que é aceitável uma criança frequentar a academia.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Pra discutir mais sobre esse assunto, o Brasil Post publicou cinco pontos que devem ser levados em conta. Achamos interessante e decidimos replicá-los aqui.
1. Culto ao corpo nessa idade?
Anna Clara deve realmente ser saudável, já que faz exercícios diários e se alimenta bem, de acordo com a idade. Mas um ponto importante é a 'doutrina' do mercado fitness, que 'vende' padrões de beleza nas capas de revistas e comerciais de TV, por exemplo. Alguns adeptos perdem a linha e chegam a buscar o corpo "ideal" a qualquer custo. É saudável incutir esse pensamento desde cedo?
2. Instagram não é coisa de criança!
A idade mínima para ter uma conta na rede social é de 13 anos. Na manhã desta terça-feira (3), inclusive, o próprio Instagram bloqueou o perfil da menina.
3. Musculação pode prejudicar o desenvolvimento da criança
A maior parte dos médicos não recomenda a prática de musculação na infância e na adolescência. O levantamento de peso pode causar lesões nas extremidades dos ossos e diminuir o crescimento longitudinal ósseo. Quando as crianças começam a malhar muito cedo podem ter problemas hormonais.
A hebiatra Ana Lucia Balbino, membro do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo, explica que uma criança de 9 anos pode erguer, no máximo, dois quilos.
4. Academia é lugar de criança?
Na faixa etária de Anna, existem outras atividades bem mais interessantes como natação, danças e lutas não-competitivas. Além de promover bem-estar e saúde, elas terão a oportunidade de fazer novas amizades. "Natação, karatê e basquete, por exemplo, estimulam o desenvolvimento motor sem sobrecarregar a musculatura da criança", explica a médica.
5. Pais devem orientar a criança
Mileny Mansur disse que a menina faz exercícios físicos porque quer, mas admitiu que os pais podem ter influenciado na escolha dela. Até que ponto a menina frequenta a academia por vontade própria?