A escolha do nome do bebê está entre as decisões mais importantes que os pais têm que tomar durante a gravidez, afinal ela pode afetar todo o futuro da criança - para o bem ou para o mal. Por isso é importante levar em conta o significado, a origem, o gosto pessoal, e até a opinião de amigos e familiares.
Para dar uma 'luz' para papais e mamães que vivem esse dilema, uma boa fonte de pesquisa é o ranking de nomes divulgado anualmente pelo BabyCenter, portal de informações sobre gravidez, parto e bebês. Realiazado desde 2009, nesse ano o levantamento Nomes da Moda no Brasil contou com o cadastro de 87.803 bebês nascidos em 2014.
De acordo com o site, os nomes Sophia e Miguel continuaram no topo da lista, sendo os mais usados ao longo do ano. Outros nomes como Alice, Bernardo e Heitor ganharam destaque entre as novidades e estão se tornando populares.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
E não é só por aqui que Sophia faz sucesso. O nome é mundialmente apreciado e até virou nome de uma princesa da Disney. O site constatou também o aumento na escolha do nome Ana, numa homenagem à princesa co-protagonista do filme Frozen. Já o nome Elsa aparentemente ainda não pegou.
Os nomes dos três últimos papas continuam influenciando a escolha de pais brasileiros. O carismático papa Francisco alavancou o nome para o 42° lugar da lista, subindo 10 posições em relação ao ano anterior. Já o papa recém-canonizado São João Paulo II segue inspirando as famílias, aparecendo no 95° lugar. E o nome Bento entrou no ranking dos 100 mais em 2014 já ocupando o 71° lugar.
O sucesso do nome Heitor, o décimo nome mais usado para meninos, também se encaixa na tendência de subida de nomes épicos, inspirados em mitologia, realeza, cavalaria e heroísmo, numa pegada meio "Game of Thrones". Heitor era o príncipe de Troia. O segundo e o terceiro colocados da lista de meninos, Davi e Arthur, também são nomes de reis. Entre as meninas, Catarina segue subindo, e já chega à 42ª posição. E Helena, em 11° lugar e com tendência de alta, muito provavelmente estará entre os 10 mais nos próximos anos.
Veja o Top 10 dos nomes mais usados para meninos e meninas:
1. Miguel
2. Davi
3. Arthur
4. Pedro (subiu uma posição em comparação à 2013)
5. Gabriel (caiu uma posição em comparação à 2013)
6. Bernardo (subiu duas posições em comparação à 2013, continua em ascensão)
7. Lucas (caiu uma posição em comparação à 2013)
8. Matheus (caiu uma posição em comparação à 2013)
9. Rafael (se manteve na posição em comparação à 2013)
10. Heitor (novidade entre os 10)
1. Sophia
2. Alice (subiu uma posição em comparação à 2013)
3. Julia (caiu uma posição em comparação à 2013)
4. Isabella (subiu uma posição em comparação à 2013)
5. Manuela (caiu uma posição em comparação à 2013)
6. Laura (se manteve na posição em comparação à 2013)
7. Luiza (subiu quatro, entrou no top 10 de novo)
8. Valentina (subiu mais uma posição em comparação à 2013)
9. Giovanna (caiu mais uma posição em comparação à 2013)
10. Maria Eduarda (continua caindo, caiu mais três posições em comparação à 2013)