07/07/20
26º/16ºLONDRINA
Mamãe depois dos 30

Existe idade ideal para engravidar? Especialista esclarece principais dúvidas

O sonho da maternidade, até bem pouco tempo, se concretizava quando a mulher estava na faixa etária dos 20 anos, período considerado fisicamente ideal para a gravidez. Hoje, no entanto, essa escolha vem sendo prorrogada cada vez mais. Mas, será que existe uma idade apropriada para engravidar? Na faixa dos 20 anos? Dos trinta? Quando o corpo estará realmente preparado para a chegada de um bebê?

A maior vantagem em engravidar, aos 20 e poucos anos, diz respeito à saúde. Isto porque, os riscos de doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia são menores nesta fase. "Entretanto, levando em consideração que, atualmente, existe um prolongamento da adolescência, a falta de maturidade pode atrapalhar em algumas situações", destaca o ginecologista especialista em reprodução humana da Criogênesis, Renato de Oliveira.


Já por volta dos trinta anos, é o período mais prático para engravidar. Ainda que os óvulos sejam um pouco mais velhos, a estabilidade financeira e emocional faz com que a mulher aproveite e curta muito mais a maternidade, influenciando o bem-estar, tanto dela, quanto do bebê. "Além disso, nesta fase, a futura mamãe pode se dar ao luxo de cuidar-se muito mais, com massagens, tratamentos, exercícios físicos apropriados, entre outros", acrescenta.

Reprodução
Reprodução


E quando a mulher tem mais de 35 anos? Nessa idade, os obstetras já consideram a gestação de risco e ainda alertam para a queda significativa da fertilidade feminina. "Ao nascer, a menina já perde 80% dos óvulos e na puberdade restam de 300 a 500 mil. Em 30 anos de vida reprodutiva, estima-se que apenas 500 óvulos serão selecionados para serem ovulados. E, depois dos 35 anos, tanto a quantidade, quanto a qualidade dos óvulos diminui, levando a menores chances para engravidar", explica o ginecologista.

A medicina reprodutiva, no entanto, oferece alguns recursos para ajudar as mulheres que adiam a gravidez, dentre eles, o congelamento de óvulos e a técnica de fertilização in vitro. A médica explica que, o congelamento dos gametas femininos possibilita à mulher estocar e preservar seus óvulos jovens antes de perderem a qualidade, ou antes, da perda total da função ovariana, possibilitando que, mais tarde, quando estiver decidida, obtenha sucesso na gravidez. "A criopreservação dos óvulos é realizada por meio de vitrificação, que protege a célula e mantém suas funções. Por serem células grandes e cheias de água em sua composição, elas são desidratadas e depois imersas em um meio crioprotetor para serem congeladas", explica.

Quando a mulher decidir utilizar os seus óvulos, eles serão descongelados e fertilizados com espermatozoides. Por isso, o tratamento deve ser sempre a fertilização in vitro (FIV). "Os embriões formados serão transferidos para o útero e o teste de gravidez é feito 12 dias após", esclarece o médico. A questão da idade é um dos fatores preponderantes para uma gravidez. Por isso, as mulheres devem estar atentas a esse detalhe, sobretudo, se pretendem ter filhos mais tarde.
Redação Bonde
Conteúdo relacionado:
Confira dicas
Alimentos para quem quer engravidar
Conheça seu corpo
Qual é a melhor época para engravidar?
Cuidado!
Esperando o momento certo para ser mãe? Idade pode dificultar a gravidez natural
Concepção
Quer engravidar? Descubra quais são os dias mais férteis do ciclo menstrual
Bons hábitos
Confira oito atitudes que podem aumentar suas chances de engravidar
Continue lendo
Falta de exercícios
Confira como combater a perda de massa magra durante o distanciamento
07 JUL 2020 às 10h38
Distanciamento
Psicóloga dá dicas de como lidar com a depressão
07 JUL 2020 às 10h10
Dicas simples
Saiba como resolver o problema da queda de cabelos
07 JUL 2020 às 08h56
O que será?
Objeto Voador Não Identificado é visto em Pato Branco; veja as imagens
06 JUL 2020 às 11h24
Assista ao vídeo!
Dia do Asteroide: astrônomo fala sobre vida extraterrestre e impacto de grandes corpos na Terra
06 JUL 2020 às 11h08
Veja as receitas
Aprenda a preparar banhos que afastam energias negativas
06 JUL 2020 às 10h45
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados