Independente do tempo, todo casal quer que o relacionamento dê certo e geralmente, uma pergunta paira a respeito disso: existe uma receita para um casamento perfeito?
Segundo Camilla Couto, Orientadora Emocional para Mulheres, com foco em Relacionamentos, e criadora/ autora do Blog das Amarildas, aponta que é importante ressaltar que a maioria das pessoas tem uma ideia errada sobre um relacionamento dar ou não dar certo. "Por exemplo, um casamento dura oito anos e, quando termina, costumamos dizer que é uma pena, não deu certo. Mas deu! Pelo tempo que durou. Foram oito anos de convivência, muitas experiências e aprendizados. Os dois, certamente, saíram transformados e mais maduros. Quem disse que isso é não dar certo?", enfatiza ela.
Camilla explica que esse pensamento não se aplica, claro, a relacionamentos em que há abuso, violência. Para ela, esses podem durar meses ou décadas e nunca darão certo. Mas existem experiências que, por mais doídas que sejam quando chegam ao fim, tiveram sua importância e o seu tempo certo para acontecer: "tudo que vivemos nos prepara para o que vamos viver depois. Por isso, é importante viver o luto de um relacionamento que termina, recolher os cacos de um coração partido e, depois, no tempo certo, partir para outra".
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Mas é importante se atentar ao tipo de relacionamento no qual a pessoa está envolvida. Muitas vezes, as pessoas repetem padrões de comportamento sem se darem conta e, pior, acabam culpando os outros pela própria infelicidade. Geralmente, isso acontece quando estamos machucadas, ou quando não somos bem resolvidas em nossas emoções. Aí, buscamos tapar buracos emocionais ou existenciais com relacionamentos, e essa é uma prática que dificilmente termina bem.
"Bons relacionamentos são feitos de pessoas inteiras e maduras, que aprenderam a se amar e a se respeitar e que, por isso, são capazes de amar e respeitar seus parceiros", explica ela.
Não existe fórmula para o casamento perfeito. Mas, certamente há um ingrediente que não pode faltar em um casamento feliz: a verdade. Entenda quem você é, seja verdadeira consigo mesma, e valide seus anseios, seus objetivos e suas emoções. Somente então, e busque alguém que ame essa sua essência. Da mesma forma, esteja com alguém com quem você possa ser verdadeira e cuja essência você ame", finaliza.