Diante da rotina moderna e acelerada da geração atual, muitas demandas profissionais, pessoais e sociais competem por um lugar no dia a dia das pessoas. Por isso, é muito importante que todos saibam como se organizar e se planejar para otimizar o tempo e, assim, conseguir melhores resultados nas atividades.
Para Adriana Valero, professora da PUCPR Londrina e coordenadora da Escola de Negócios, a gestão do tempo é, atualmente, uma questão de sobrevivência. "Precisamos atender as demandas diárias de forma mais eficaz possível dentro de prazos extremamente curtos e com altas expectativas dos gestores e clientes. Assim, a boa gestão do tempo impacta diretamente na qualidade do trabalho e se reflete na qualidade de vida, quando proporciona maximização dos resultados e ganhos em produtividade", aponta.
De acordo com a professora, uma pessoa pode descobrir que não administra bem seu tempo quando chega ao final do dia e tem a sensação de que não realizou algo. Para Adriana, o grande problema está no que ela chama de 'ladrões do tempo'. A profissional aponta alguns exemplos de 'desperdiçadores', os quais as pessoas devem ficar atentas: utilização do celular de forma inadequada, falta de planejamento para o dia e para a semana, falta de disciplina e falta de prioridades e objetivos.
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Se você quer fugir da procrastinação e maximizar sua produtividade, Adriana indica o que deve ser feito. "A principal dica é agir: não deixar para depois as tarefas que considera mais difíceis ou que não gosta de realizar. Essas são as atividades que temos que fazer imediatamente, especialmente nos maiores picos de produtividade", recomenda.
Para que a gestão de tempo seja efetiva e gere resultados, existem algumas ações e novos hábitos que devem ser adotados. Segundo a professora, a organização é o quesito que vem em primeiro lugar. "Se você tiver uma vida organizada, desde a pessoal até a profissional, verá o milagre da multiplicação do tempo!", aponta.
Posteriormente, a profissional recomenda que a pessoa que quer gerir melhor o tempo defina prioridades, não adie tarefas - por mais difíceis que desagradáveis que elas pareçam - e aprenda a dizer não. Além disso, outro ponto importante destacado pela profissional é o bom uso dos recursos tecnológicos, já que, atualmente, esses são os maiores 'ladrões do tempo'.
Adriana indica ainda que, para o sucesso na gestão do tempo, a pessoa deve criar o hábito de ter foco. "Hoje em dia, com a enxurrada de informações que recebemos, é muito comum perdermos o foco e, assim pulamos de uma tarefa para a outra sem concluir nenhuma. Por isso, a dica de ouro é: tenha foco!", finaliza.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.