Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Ginecologista dá dicas sobre como evitar a infecção urinária

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
12 mai 2017 às 13:56
- Reprodução/Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ardência ao fazer xixi, vontade constante de ir ao banheiro, urina escura ou sanguinolenta e dor pélvica são alguns dos sintomas da infecção de urinária. É uma doença que afeta cerca de 80% das mulheres e se dá, na maioria dos casos, por bactérias presentes na flora intestinal, que quando há um desequilíbrio na imunidade feminina, acabam colonizando o sistema urinário.

Infecções ginecológicas não tratadas também podem levar a inflamação da uretra e atingir a bexiga. Algumas mulheres podem apresentar bactérias no trato urinário e não desenvolverem infecção urinária, que são chamadas de 'bacteriúrias assintomáticas'. Segundo a ginecologista e obstetra de São Paulo, Maria Elisa Noriler, é preciso ter precaução com esses tipos de casos na gestação, pois pode ocorrer uma infecção grave nos rins, chamada de pielonefrite, onde a taxa de morbidade é alta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Existem três faixas etárias de prevalência de infecção urinária: crianças com até seis anos de idade, mulher jovem com vida sexual ativa e adulto com mais de sessenta anos, pois nesta última faixa etária, em que há mulheres na menopausa, ocorre delas não terem mais a proteção do estrogênio. A dor da infecção também pode estar relacionada a eliminação de cálculo pelo trajeto da uretra, canal que sai da bexiga e se exterioriza no períneo.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


O quadro clínico pode ser comprovado pelo exame simples de urina e até urocultura. Em casos de infecção urinária de repetição, três ou mais episódios/ano, há a necessidade de uma avaliação melhor. É recomendado que a paciente faça alguns exames mais específicos como: ultrassonografia do trato urinário ou até tomografia e cintilografia de vias urinárias.

Publicidade


O tratamento da infecção urinária é feito com antibióticos e pode-se usar em conjunto com analgésicos. Alguns casos mais complicados, onde envolvem infecção dos rins, há a necessidade de fazer o uso de antibióticos endovenoso dentro de ambiente hospitalar. "É importante ressaltar que, em caso de qualquer um dos sintomas, a pessoa deve procurar um especialista para obter o diagnóstico correto e realizar o tratamento adequado", orienta.


Maria Elisa dá algumas dicas para evitar a infecção de urina, confira:

- Ter uma higiene íntima adequada;
- Fazer uma boa limpeza do períneo após as evacuações;
- Tomar no mínimo dois litros de água diariamente
- Ter o hábito de urinar com frequência;
- Urinar sempre após a relação sexual;
- Nas mulheres menopausadas, que não têm contraindicação para terapia
hormonal, usar cremes com estrogênios na mucosa vaginal;
- Manter o estado emocional equilibrado, pois indiretamente a imunidade se
mantém boa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade