Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mulheres e homens

Ginecologista explica as principais causas e tratamentos para infertilidade

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 jun 2021 às 16:48
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabia que junho é marcado por ser o mês da conscientização da infertilidade? De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema atinge cerca de 15% da população e as causas da doença estão distribuídas igualmente entre homens e mulheres. Segundo a ginecologista carioca Dra. Camila Ramos (@dracamilaramos), diferente do que muitos pensam, o problema não deve ser motivo para desistir do sonho de ter um bebê. "Este mês de conscientização é importantíssimo, já que em muitos dos casos tem cura. Hoje a medicina reprodutiva já é vista como um tratamento de saúde e todos os avanços tecnológicos auxiliam estes casais que muitas vezes acham que não podem ter filhos”, ressalta a médica.


A profissional destacou as principais causas que podem ocasionar a infertilidade, tanto da mulher, como do homem. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Endometriose feminina

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Dra. Camila explica que cerca de 10% das mulheres inférteis são portadoras da endometriose, doença que é caracterizada por um crescimento do revestimento interno do útero, que acontece fora da cavidade uterina e se espalha. "A doença diminui as chances de 36% para 12%, além disso, a idade pode interferir também, como naturalmente já acontece, tendo em vista que a partir dos 35 anos, a mulher sofre com uma queda considerável em sua função reprodutiva. O congelamento de óvulos é uma saída”, explica.

Publicidade


Obesidade


A obesidade também pode ser um fator que causa a infertilidade principalmente em homens, já que o excesso de peso provoca uma diminuição da mobilidade e do número de células reprodutoras masculina "Quanto maior o IMC, maior a alteração seminal, além disso, em mulheres também podem sofrer alterações metabólicas que influenciam na ovulação”, ressalta Dra. Camila.

Publicidade


Cirurgia bariátrica


A cirurgia bariátrica também pode ser um fator para a doença, isso porque como a pessoa perde peso muito rapidamente, há uma mudança radical em seu metabolismo e pode atingir a capacidade reprodutora

Publicidade


Câncer


De acordo com a médica especialista em reprodução humana, uma das maiores consequências dos tratamentos para o câncer é a infertilidade. "Como citado acima, os avanços tecnológicos acarretaram em várias estratégias para a preservação da fertilidade, como o congelamento de óvulos ou embriões. A grande maioria dos pacientes se sentem seguros com a técnica do congelamento, porém, o procedimento requer a coleta de óvulos posteriormente ao estímulo ovariano controlado. Também existem estratégias que incluem regimes de estímulo ovariano modificados. Vale lembrar que o congelamento de embriões acaba sendo um método disponível apenas para pacientes que tenham parceiros masculinos ou a intenção de utilizar a célula reprodutora deste mesmo doador”, ressalta Dra. Camila.


Homens inférteis podem ter filhos

O avanço das técnicas de reprodução assistida atualmente permite que muitos problemas seminais sejam resolvidos. As técnicas são: Processamento para Inseminação Artificial e a Fertilização In Vitro com ICSI, quando se injeta uma única célula reprodutora masculina dentro do óvulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade