Família

Idosos terão palestra e debates sobre inteligência emocional

14 mar 2019 às 16:29

Com o intuito de ajudar os idosos a desenvolverem técnicas de inteligência emocional, que os auxiliem no reconhecimento e avaliação dos próprios sentimentos e os dos outros, aprendendo assim a lidar com eles, a SMI (Secretaria Municipal do Idoso) vai ofertar duas palestras sobre o assunto durante este mês.


O primeiro encontro será nesta sexta-feira (15), às 9h30, com os participantes do Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania, do CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) da Região Norte (Rua Luiz Brugin, 570, esquina com Avenida Saul Elkind). A segunda palestra será na próxima quinta-feira (21), às 14h, no Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania, do CCI da Região Oeste (Rua Serra Pedra Selada, 111).


Na região norte, os idosos poderão participar também da dinâmica de grupo que será realizada para colocar em prática os ensinamentos repassados em uma palestra realizada em fevereiro. A ministrante será a participante do Projeto Unimed Solidária e estagiária em Sustentabilidade, Lorraine Alves.


Durante o encontro, ela abordará a importância dos aspectos cognitivos, como memória e resolução de problemas, e não cognitivos, além de falar sobre a capacidade de compreensão sobre si mesmo, dos próprios sentimentos, medos e motivações e das intenções, motivações e desejos dos outros.


"Vou repassar os conhecimento que aprendi durante o curso de Inteligência Emocional. Ele me ajudou muito a lidar com questões do dia a dia e isso é o que eu gostaria que eles aprendessem. Para saberem lidar com situações, como a espera em filas de banco, no ponto de ônibus ou para atendimento médico", explicou Lorraine.


Palestra sobre qualidade de vida – Além dos encontros sobre Inteligência Emocional, na segunda-feira (18), às 14h, o médico Itamar Almeida vai conversar com as pessoas acima de 60 anos, sobre a Qualidade de Vida na Terceira Idade. O encontro será no CCI da Região Leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz).

Como participar – Para participar dessas atividades não é necessário se inscrever com antecedência, basta ter acima de 60 anos. Mesmos os idosos que nunca participaram de encontros ou atividades nos CCIs podem frequentar. O CCI Norte tem capacidade para 60 idosos participarem confortavelmente das atividades e o CCI Oeste comporta cerca de 50. As palestras são gratuitas e são realizadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina e a Unimed Londrina.


Continue lendo