Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado e moderação

Internet pode causar depressão e agressividade em crianças; veja dicas para controlar o uso

Redação Bonde
23 ago 2014 às 12:45
- Divulgação/Veja
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A internet é uma faca de dois gumes: para o bem o para o mal, a rede está recheada de conteúdos para adultos e crianças. Enquanto muitos pais acreditam que o uso da web beneficia o desenvolvimento dos filhos, uma parcela bem menor rema contra a correnteza para mantê-los o mais longe possível dessa tecnologia.

O fato é que nos últimos anos, várias pesquisas tentaram quantificar o tempo e o conteúdo ideais para que os pequenos estejam conectados à rede. Mas no final das contas, como tudo na vida, as palavras de ordem são cuidado e moderação. Mesmo assim, é sempre bom ficar atenta ao que revelam estudos e pesquisas sobre a influência (seja positiva ou negativa) da internet no comportamento infantil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Um dos mais recentes estudos da Public Health England, agência de saúde pública britânica, aponta que crianças que passam mais de quatro horas por dia conectadas à internet são mais propensas a desenvolverem depressão, ansiedade, agressividade e baixa estima.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista

Outra pesquisa, feita pela fabricante de antivírus AVG, mostra que a superexposição das crianças ao mundo digital também pode interferir negativamente em aprendizados do cotidiano. O levantamento ouviu mais de 6 mil mães de diferentes países, e apresentou constatações preocupantes: entre crianças de 3 a 5 anos, 66% são capazes de operar jogos de computador e 57% sabem usar pelo menos um aplicativo no smartphone. Em contrapartida, somente 14% conseguem amarrar o próprio tênis e 50% não sabem o caminho de casa.

Publicidade

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos países com maiores índices de desenvolvimento de habilidades tecnológicas nessa faixa etária, sendo vencido apenas por Estados Unidos e Inglaterra.

Boa ou ruim, o fato é que a internet estará cada vez mais presente na vida das próximas gerações. Extrair o que ela tem de melhor pode gerar frutos muito positivos na educação das crianças, e medidas simples ajudam a alcançar esse objetivo. Instalar programas de controle parental no computador e nos dispositivos móveis usados pelos filhos, baixar apps pedagógicos e criar uma pasta de sites pré-aprovado são algumas soluções criativas para explorar a tecnologia no que ela tem de melhor.

A agência digital Iinterativa preparou um infográfico completo com dados interessantes sobre os problemas e as formas de lidar com o ‘excesso de Internet’ em casa e na vida dos pequenos. Confira: (Com informações do TechTudo)

Fonte: Iinterativa


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade