Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reflexão

Inveja boa: saiba como usar o sentimento de forma positiva

Priscila Carvalho - Folhapress
22 jan 2020 às 09:33
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Basta abrir o Instagram ou outras redes sociais para sentir inveja todos os dias, não é mesmo? Se isso te conforta, você não é o único. O sentimento é mais comum do que imaginamos e ter aquela "inveja do bem" pode, sim, ser algo normal.

Não se sinta culpado quando ela vier à mente. De acordo com especialistas, a inveja pode fazer com que algumas metas e objetivos saiam do papel. Além disso, o sentimento pode ser interpretado como admiração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Fabiola Furlan, psicóloga da Beneficência Portuguesa, explica que todos nós já sentimos inveja uma vez na vida. O que muda, diz, é como agimos e o que fazemos com ela. "Se você usá-la em situações positivas, ela pode até ser benéfica."

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Em muitos casos, invejar o outro permite sair da zona de conforto e pode servir de inspiração. No ambiente de trabalho, saber que o colega foi promovido e invejá-lo faz com que você se motive a conquistar o mesmo cargo, por exemplo.

Publicidade


A inveja, no entanto, pode ser encarada como desvio de caráter e se torna prejudicial quando "agride" o outro. Isso pode ser perceptível quando você começa a torcer para que determinada pessoa se dê mal.


"Está muito relacionado a querer ter o que pessoa já possui, mas ao mesmo tempo há um senso de inferioridade", afirma Natalia Pavani, psicóloga do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


É fundamental enxergar se determinada inveja está sendo concentrada em uma pessoa só, se existem mais pessoas que despertam tal emoção e se é um problema que ocorre com frequência.

Avalie e pense como você está reagindo às conquistas das pessoas e como isso o deixa feliz ou triste. "Quando sai do controle, quando familiares e amigos começam a perceber e quando começa a afetar situações do dia a dia, deve-se procurar ajuda", finaliza Furlan.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade