19/09/20
°/°
PUBLICIDADE
Reflexão

Inveja boa: saiba como usar o sentimento de forma positiva

Basta abrir o Instagram ou outras redes sociais para sentir inveja todos os dias, não é mesmo? Se isso te conforta, você não é o único. O sentimento é mais comum do que imaginamos e ter aquela "inveja do bem" pode, sim, ser algo normal.

iStock
iStock


Não se sinta culpado quando ela vier à mente. De acordo com especialistas, a inveja pode fazer com que algumas metas e objetivos saiam do papel. Além disso, o sentimento pode ser interpretado como admiração.

Fabiola Furlan, psicóloga da Beneficência Portuguesa, explica que todos nós já sentimos inveja uma vez na vida. O que muda, diz, é como agimos e o que fazemos com ela. "Se você usá-la em situações positivas, ela pode até ser benéfica."

Em muitos casos, invejar o outro permite sair da zona de conforto e pode servir de inspiração. No ambiente de trabalho, saber que o colega foi promovido e invejá-lo faz com que você se motive a conquistar o mesmo cargo, por exemplo.

A inveja, no entanto, pode ser encarada como desvio de caráter e se torna prejudicial quando "agride" o outro. Isso pode ser perceptível quando você começa a torcer para que determinada pessoa se dê mal.

"Está muito relacionado a querer ter o que pessoa já possui, mas ao mesmo tempo há um senso de inferioridade", afirma Natalia Pavani, psicóloga do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

É fundamental enxergar se determinada inveja está sendo concentrada em uma pessoa só, se existem mais pessoas que despertam tal emoção e se é um problema que ocorre com frequência.

Avalie e pense como você está reagindo às conquistas das pessoas e como isso o deixa feliz ou triste. "Quando sai do controle, quando familiares e amigos começam a perceber e quando começa a afetar situações do dia a dia, deve-se procurar ajuda", finaliza Furlan.
Priscila Carvalho - Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Desenvolvimento
Literatura: veja 3 dicas de como pais podem ler para crianças
18 SET 2020 às 17h52
Confira!
Não posso aceitar, não quero escolta, diz Padre Julio Lancellotti
18 SET 2020 às 09h05
Neste sábado
Associação Metropolitana de Artesanato Pé Vermelho abre loja no Shangri-la em Londrina
18 SET 2020 às 08h50
Recuperação
'Quando acontece com você é sofrido', diz servidor de Tamarana curado da Covid-19
17 SET 2020 às 20h18
Igreja católica
'Amo seus filhos assim como são', diz Papa a pais de pessoas LGBT
17 SET 2020 às 11h18
Rosh Hashaná
Pela primeira vez no Brasil, cerimônia do Ano-Novo Judaico será transmitida online
17 SET 2020 às 10h27
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados