Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desenvolvimento

Literatura: veja 3 dicas de como pais podem ler para crianças

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 set 2020 às 18:00
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Escolha do livro e incentivo à leitura são algumas dicas para que a empreitada tenha sucesso


Ter o hábito de consumir literatura e construir um bom relacionamento com os livros são fatores importantes para o desenvolvimento intelectual das crianças. Diversos especialistas afirmam que manter uma rotina de leitura desde os primeiros anos de vida tem um impacto importante na formação do ser humano e na maneira como ele se relaciona com os estudos, por exemplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por isso, aderir a um clube de leitura é um passo importante para quem gosta de ler com os pequenos e tem apego aos livros, mas não encontra tempo para adquiri-los.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


A pesquisa Retratos da Leitura em meados de setembro de 2020, realizada em parceria entre o Instituto Pró-Livro e o Itaú Cultural, mostrou que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. O levantamento foi realizado em 208 municípios de 26 estados entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.

Publicidade


A pesquisa revela ainda que a maior queda ocorreu, principalmente, pelo segmento com renda mais alta na população. As classes A e B têm níveis mais altos de leitura do que C, D e E, mas também tiveram as maiores quedas entre 2015 e 2019. Enquanto o número de leitores diminuiu 12% na classe A e 10% na B, a queda entre D e E foi de apenas 5% desde a última pesquisa.


No entanto, uma boa notícia é que os dados entre as crianças são positivos. Se houve queda no número de leitores em geral, houve crescimento no número de crianças leitoras entre 5 e 10 anos. Essa foi a única faixa etária que teve um desempenho melhor em 2019 do que em 2015, tanto no avanço no número de leitores quanto na quantidade de obras lidas.

Publicidade


Ainda de acordo com a pesquisa, os pais são os principais responsáveis por apresentar os livros para seus filhos. "Ler com as crianças é um ato de afeto. A leitura abre as portas da imaginação, estimula a linguagem e a expressão próprias da criança e, no caso da leitura partilhada, em família, é também uma forma de se estabelecer um vínculo”, testemunha Alessandra Roscoe, mãe de três filhos com diferentes idades, em entrevista à Agência Brasil.


Diante desse cenário de crescimento, aí vão três dicas para que você estimule a leitura entre as crianças e torne esse momento especial na sua rotina:

Publicidade


Leia com seu filho


Não basta dar um livro para a criança e falar que é importante ler. Os pais devem acompanhar o filho na descoberta de novos mundos e histórias.

Publicidade


Incentive a leitura por prazer, não por obrigação


Tanto para a criança quanto para os pais, o momento da leitura deve ser algo prazeroso e enriquecedor. Não adianta transformar esse momento em algo chato e impositivo. Isso não vai funcionar.

Publicidade


Procure criar um ambiente confortável, selecione livros que tratam de assuntos que interessam não só você mas seu filho também.


Escolha bons livros

Procure títulos bem escritos e que contenham ilustrações. Se preferir, folheie antes para saber se você e seu filho vão aproveitar a leitura. Pesquise escritores conhecidos no país ou livros elogiados por profissionais da área de educação, que sejam referência para pedagogos e psicólogos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade