Com o advento da internet, a partir do ano 2000, crianças e jovens "megulhados em bits" fazem nascer uma nova geração social-tecnológica. De acordo com dados do IBGE, já existem aproximadamente 85 milhões de 'nativos digitais' no Brasil, crianças e jovens que já nasceram plugados em computadores e conectados na internet.
Em breve, eles serão a grande parte da população brasileira. Com isso, pais e responsáveis precisam ter iniciativa e criatividade para lidar com este tema, pois acena por aí uma nova ordem social para esta geração online que às vezes nem sabe pronunciar palavras corretamente, no entanto, sabe melhor do que ninguém, conduzir um mouse.
A internet é considerada neutra e tem como base o mundo real, visto que retrata os problemas, mazelas e insuficiências do mundo; bem como oportunidades e benefícios, sendo assim, existem cuidados a serem abraçados por todos, principalmente pais e filhos. Já que neste mundo on-line há ensinamentos bons e ruins.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Segundo Don Tapscott – autor de Wikinomics e Grown Up Digital – há pelo menos 8 inovadoras normas que regem o comportamento desse ‘novo ser social’ – e a sociedade precisa estar atenta pois viver conectado e de maneira digital, já é natural para as crianças a partir dos 4 anos de idade.
"A grande questão vai além dos cuidados, restrições e o acompanhar da criança enquanto navega na internet. Esta é só a ponta do iceberg. Pois a maior e mais profunda demanda reside na adequada preparação desses jovens para a sociedade do amanhã. O futuro reserva um ambiente muito mais complexo e competitivo do que estamos acostumados. E é nossa responsabilidade exercer uma liderança que leve os 'nativos digitais' com condições de viverem de maneira promissora nesse novo mundo" adverte o consultor e especialista Volney Faustini.
A proposta de Volney Faustini, que se destacou com sua experiência ao participar da última Campus Party 2010 no meio dos 6.000 ‘campuseiros’, todos nativos digitais e em sua grande maioria jovens, é passar aos pais e a sociedade em geral, uma visão abrangente do que é a nova vida digital – algo que está se desenhando para o futuro das crianças. Além de cuidados com os filhos cada vez mais acessíveis a esta navegação virtual, há muito mais a se prestar atenção. E para tanto, Volney apresenta em forma de "bate papo" voltado a pais e educadores, temas essenciais como: dialogar, mergulhar, acompanhar, compartilhar, colaborar, respeitar e amar, que estão presentes no livro de própria autoria: "Filhos Seguros, Pais Tranquilos" – Entendendo o potencial da internet e garantindo a integridade dos nativos digitais.
"Os jovens são muito rápidos, abraçam as inovações, reconhecem o valor da colaboração, e demandam por integridade no relacionamento humano. Por causa desse novo estilo de ser, observa-se pais e mães diante do dilema de aceitar o que é de fato natural e normal em suas crianças. E o mesmo acontece na escola com professores e educadores, e chega até o local de trabalho, com chefes, gerentes e empresários", argumenta Faustini.
Volney Faustini é administrador de empresas, consultor e autor. Como estudioso do impacto da internet na sociedade tem realizado palestras e cursos para os mais diferentes públicos – destacando a força que a nova geração traz para as mudanças positivas nos mais diferentes segmentos. Sua presença on-line é percebida tanto pelo twitter, como pelos blogs; Volney Faustini e Meu Filho Digital.
No Youtube há uma rápida entrevista com Volney Faustini.