Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Educando os pequenos

Livros ensinam como evitar a rivalidade entre irmãos

Redação Bonde
26 fev 2010 às 10:11

Compartilhar notícia

Irmãos com diferença de idade entre 1 e 3 anos brigam principalmente pela posse de brinquedos e pela atenção dos pais - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Presente já na primeira família humana de que se tem notícia, a rivalidade entre irmãos é um dos problemas que mais preocupam os pais no mundo todo. Retratada por Manoel Carlos na novela global Viver a Vida, ela é abordada com freqüência também na literatura, principalmente com o intuito de esclarecer como surgem os conflitos. Os livros "Irmãos sem rivalidade – o que fazer quando os filhos brigam" e "Rivalidade fraterna: o ódio e o ciúme entre irmãos", do Grupo Editorial Summus, ensinam os pais a lidar com os problemas de relacionamento dos filhos.

No livro "Irmãos sem rivalidade – o que fazer quando os filhos brigam", lançado pelo selo Summus Editorial em 2009, as autoras americanas Adele Faber e Elaine Mazlish abordam os principais motivos de conflito fraterno e propõem soluções pacíficas, sempre levando em conta a individualidade de cada criança e o poder do diálogo. O maior diferencial da obra, porém, é considerar o conflito necessário para o desenvolvimento infantil. Segundo as autoras, de nada adianta "jogar para baixo do tapete" a mágoa e a raiva provocadas pelas brigas. Não dar atenção às consequências da rivalidade, assim como rotular e comparar os filhos, é muito perigoso e pode provocar danos permanentes nas crianças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O livro é resultado de um extenso trabalho, incluindo a realização de pesquisas, de entrevistas com homens, mulheres e crianças de diversas origens e idades e de workshops que reuniram grupos de pais em várias sessões, tendo como tema a rivalidade entre irmãos. Partindo dessas experiências, as autoras ensinam os pais a gerenciar os conflitos, intervindo construtivamente nessas ocasiões e incentivando os filhos a alcançar autonomia e segurança.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBBs

Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer

Imagem de destaque
Fátima e Will

Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias


A obra reúne histórias de famílias que vivenciam esses conflitos, abordando situações como a competição pelo amor e pela atenção dos pais; a inveja que um filho sente das conquistas do outro; o ressentimento que cada um sente pelos privilégios do irmão; as frustrações que eles acabam descarregando um no outro. O livro orienta os pais a vencer esse grande desafio, mostrando maneiras de provar a cada filho que ele está seguro, é especial e amado.


Em "Rivalidade fraterna: o ódio e o ciúme entre irmãos", lançado pelo selo Ágora em 2002, a psicóloga Nise Britto esclarece os motivos das desavenças mais comuns e também dos confrontos dissimulados entre os irmãos. Suas conclusões são baseadas em um grande trabalho de pesquisa sobre o tema, em que ela entrevistou 98 famílias de várias regiões do país.

Entre algumas de suas descobertas/comprovações estão: irmãos com diferença de idade entre 1 e 3 anos brigam principalmente pela posse de brinquedos ou objetos e, também, pela atenção dos pais. Quando a diferença é de 4 anos ou mais, os grandes motivos de discussões são o mais velho se sentir "roubado" pelo bebê e o menor mexer nas coisas do maior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo