A SME (Secretaria Municipal de Educação) retoma, nesta segunda-feira (4), as oficinas Leitura e Escrita e Artes para o público atendido no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). A atividade, realizada em parceira com a SMAS (Assistência Social do município), esteve em recesso desde o dia 20 de dezembro de 2018.
A oficina de Leitura e Escrita, ministrada pela professora Geocélia Alves Ribeiro, iniciada há seis meses, com dois participantes, hoje atende 21 pessoas. Segundo a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SME, Déborah Flora dos Santos, o ingresso na atividade é espontâneo e já trouxe diversos ganhos aos participantes. "Muitos voltaram a ter sonhos e a se reencontrar, trazendo grande significado para eles", ressaltou.
Já a oficina de arte é realizada há três anos, com a participação de 15 pessoas em situação de rua. A ministrante é a professora Maria de Fátima Bernardo. "As aulas possibilitam que eles se expressem, coloquem seus sentimentos, melhorem a autoestima e confiança, resgata sonhos, e com isso eles voltam a ter objetivo e metas", frisou.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Segundo Déborah, as atividades já estão trazendo resultados práticos na vida dos participantes. "A oficina de Leitura e Escrita despertou, por exemplo, o desejo de uma pessoa em escrever seu próprio livro, inclusive ela já começou a produzir as primeiras páginas. Há casos, também, de participantes que estão escrevendo pequenas peças e letras de rap. A oficina de Artes está servindo também como uma fonte de renda para alguns deles, que estão produzindo seu próprio material e comercializando", disse.
Déborah enfatizou que a vinculação da população em situação de rua com o ato de ler, de escrever, e com as artes, é fundamental para a retomada do desejo de estudar. "As oficinas estimulam, motivam, instigam o desejo neles de estudar. Oportuniza, ainda, o acesso a diferentes materiais e recursos, permitindo a manifestação de habilidades e sentimentos", afirmou.
A atividade é realizada três vezes na semana, as segundas, quartas e quintas. A de Leitura e Escrita acontece no período vespertino, e a de Arte no matutino. As aulas são ministrada dentro do Centro POP, localizado na Rua Dib Libos, 25, esquina com avenida Celso Garcia Cid.