Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ranking brasileiro

Música pop, TV e futebol influenciaram nomes de bebês em 2013; conheça os campeões

Redação Bonde
06 mai 2014 às 11:25

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sophia e Miguel foram os nomes mais comuns nos berçários das maternidades brasileiras em 2013, segundo o ranking do site BabyCenter, elaborado pelo quinto ano seguido a partir do nome de 69 mil bebês cadastrados na página no ano passado. A lista mostra que há uma forte influência da TV, da música e do futebol nos nomes da geração de bebês nascidos em 2013.

O reality show A Fazenda, por exemplo, vencido pela modelo Bárbara Evans, fez o nome crescer 14 posições na lista BabyCenter.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estão nascendo também muitos bebezinhos Luan pelo país, graças ao sucesso do cantor Luan Santana. O nome do astro estreou no ranking dos 100 mais, ocupando a 83ª. posição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBBs

Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer

Imagem de destaque
Fátima e Will

Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias


Outra cantora pop que emplacou seu nome foi Anita. O nome não chegou a entrar no ranking dos 100 mais, mas disparou nas preferências, sendo dado a 92% mais meninas em 2013 em comparação a 2012. O nome subiu cerca de 50 posições, e cresceu quase 100% em termos absolutos.

Publicidade


Anita combina com a tendência de resgatar nomes charmosos do passado. Outros nomes em alta seguindo essa tendência são Cecília, Clarice, Isabel.


Na onda da Copa do Mundo, que começa no próximo mês, os nomes de alguns jogadores (e até de suas namoradas) já serviram de inspiração para muitos pais no ano que passou.

Publicidade


O nome do ex-corintiano, Paulo (Paulinho), passou da 122ª. posição para a 99ª. Já o do zagueiro do Chelsea (com a grafia Davi Luiz) entrou no ranking dos 100 nomes de meninos mais usados, na 79ª. posição.


Já o craque Neymar Jr. promoveu o sucesso do nome Bruna (Marquezine), que subiu nada mais que 14 posições na lista de 2013. A influência de Neymar também foi sentida na explosão dos nomes Davi Lucas e Davi Lucca. Os dois nomes dispararam, tanto no ranking de nomes duplos quanto no ranking geral, por causa do filho do meia-atacante, chamado Davi Lucca.

Publicidade


Os nomes compostos também continuam em alta. Os campeões de 2013 foram Maria Eduarda para meninas (já há cinco anos!) e João Pedro para meninos.


Pertinho dos líderes

Publicidade


O nome Alice é outro que chama atenção no ranking, com uma subida meteórica: clássico, simples, singelo e forte, Alice já ocupa o terceiro lugar, só atrás de Sophia e Julia.


Na ala masculina o destaque é Arthur, que se mantém no alto da lista há alguns anos, e hoje está em terceiro, atrás do campeão Miguel e do vice-campeão Davi.

Publicidade


Alguns nomes despontaram no ranking pela originalidade. É o caso de Nícolas (14º.), Heitor (15º.) e Samuel (16º.). Entre as meninas, cresceram Isadora (14º.), Lívia (23º.) e Heloísa (26º.).


Tendência retrô

Publicidade


São nomes fortes, inspirados no passado. Em 2012 o BabyCenter previu que Bernardo ia entrar na lista dos 10 nomes mais usados, e foi exatamente o que aconteceu. Bernardo ficou em oitavo lugar, e Valentina ficou em nono. Hoje nascem mais Valentinas que Gabrielas, Marianas e até Luizas. E nascem mais Bernardos que Guilhermes e Felipes.


Inspiração religiosa


A renúncia do papa Bento 16, a eleição e visita do papa Francisco e a beatificação de João Paulo 2º. também tiveram impacto na escolha dos nomes dos bebês brasileiros em 2013. Com seu carisma, Francisco e João Paulo inspiraram nomes e cresceram no ranking, com Francisco passando de 59º. lugar para 52º. e João Paulo voltando a entrar na lista dos 100. Bento, por sua vez, caiu 65% em termos absolutos, ficando na 170ª. posição.


Já as novelas e minisséries religiosas da TV Record deram força a vários nomes tirados do Antigo Testamento, como Esther (34º. lugar), Rebeca (38º. lugar) e Levi (71º. lugar).


Mundo afora


Para cada país ou região existe sempre um nome que predomina entre as crianças nascidas a cada ano. Para mostrar a tendência mundial de nomes em 2013, o site Reddit reuniu os nomes de meninos mais populares de dezenas de países ao redor do mundo. Os resultados derivam de algumas fontes oficiais, como Census, e outros foram divulgados por sites especializados no assunto e que costumam coletar tais dados.


América do Sul e México - Santiago, Luís, Agustin, Juan, Sabastian e Miguel.


Estados Unidos e Canadá - James, Liam, Ethan, William, Alexander, Jacob, Jayden


Europa - Lukas, Aron, Ben, Nathan, Daniel, George e Mathew.


Oceania - Jack, Oliver, William e Liam.


Norte da África e Oriente Médio - Mohammed, Amir, Aarav e Wei.

(Fontes: Brasil Post e BabyCenter Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo