Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estimulo cerebrais

Musicoterapia pode ajudar a tratar doenças degenerativas

Folhapress
05 fev 2021 às 14:03
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A música tem sido usada como uma atividade complementar no tratamento de doenças ou deficiências. Nas instituições de longa permanência de idosos ou hospitais, a prática é difundida com objetivos terapêuticos e traz maior qualidade de vida aos pacientes.

A musicoterapia consiste no uso da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para gerar estímulos cerebrais. A técnica pode ser realizada individualmente ou em grupo e é complementar ao tratamento de doenças como Parkinson, Alzheimer e de outras que envolvem degeneração, como um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Há sempre uma finalidade terapêutica. "No caso de idosos, esse objetivo pode ser recuperar ou retardar a perda de memória", explica a musicoterapeuta e professora da UFG Tereza de Melo Alcântara Silva. O contato com estímulos musicais, principalmente se forem conhecidos, faz com que o cérebro se conecte a experiências carregadas de emoção e afeto.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


"Não é apenas uma recreação musical", conta Juliana Carvalho, musicoterapeuta do Hospital Sírio-Libanês. Segundo ela, há um trabalho prévio do profissional de entender qual o histórico sonoro-musical que irá gerar estímulos naquele paciente, por exemplo, quais músicas ou sons remetem a algum período específico da vida dele.


No Residencial Club Leger, no Jaraguá (zona norte), os idosos residentes contam com atividades de musicoterapia semanalmente. "Muitas vezes, unimos o trabalho com música ao que chamamos de 'dança sênior', que são danças, em sua maioria sentadas, que estimulam questões motoras e cognitivas", relata o musicoterapeuta Tarik Bispo.

"Os neurologistas estão cada vez mais dispostos a estudar os efeitos musicais no cérebro, como uma forma interessante de complementar o tratamento médico", diz Juliana.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade