Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
O amor é mesmo cego!

Oito reações 'estranhas' que as pessoas têm quando estão apaixonadas

Redação Bonde
12 ago 2015 às 13:08
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ciência já comprovou que estar 'loucamente' apaixonado ou ficar 'cego' de amor não são apenas expressões usadas para quantificar a intensidade de um sentimento. Pesquisas mostram que quando a pessoa está apaixonada, seu cérebro desativa estruturas responsáveis pelo julgamento crítico e por manter o estado de alerta contra ameaças do ambiente. O resultado? O apaixonado dificilmente consegue ver defeitos e desconfiar da pessoa amada. "Estudos com imagens mostram que os mecanismos cerebrais que nos fazem ter uma visão crítica sobre as atitudes dos outros são desativados quanto estamos ao lado de quem amamos. É a explicação da ciência para a cegueira da paixão", afirma o neurologista André Palmini.

Baseado em estudos científicos, o site The Huffington Post listou oito fatos surpreendentes sobre a paixão, que podem mudar completamente o comportamento ou as atitudes de uma pessoa. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. O amor deixa você mais distraído. Estudos vêm mostrando que pessoas apaixonadas têm menor capacidade de se concentrar e de realizar tarefas que exigem atenção.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


"Quando se está no início de uma relação amorosa, costuma haver uma maior dificuldade de focar em outras coisas, porque boa parte de seus recursos cognitivos são usados para pensar na pessoa amada", afirmou o Dr. Henk van Steenbergen, professor assistente na Universidade de Leiden, Holanda, em uma publicação da instituição.

Publicidade


2. O amor age em seu cérebro como uma droga. Isso pode ser provado através de uma ressonância magnética. Quando você se apaixona, o mesmo sistema neural ligado ao vício em cocaína é ativado, causando a sensação de euforia. "As pessoas sentem um imenso entusiasmo quando estão apaixonadas, algo que também pode ser sentido sob o efeito de cocaína", disse à CNN a Dra. Lucy Brown, professora de neurologia e neurociência na Albert Einstein College of Medicine, em Nova York.


3. Sua sensibilidade à dor fica menor. Esqueça os analgésicos – talvez você só precise de um pouco de romance. "Algumas áreas do cérebro ativadas pela paixão são as mesmas usadas por medicamentos para reduzir a dor", declarou o Dr. Arthur Aron, professor de psicologia na Universidade Estadual de Nova York, em uma publicação da Universidade de Stanford. Na verdade, o simples ato de dar as mãos à sua cara-metade é capaz de aliviar a dor.

Publicidade


4. O amor deixa seus passos mais lentos. Isso vale para os homens. Pesquisadores descobriram que eles ajustam a velocidade de seus passos com o ritmo de sua amada – um fenômeno não observado quando eles caminham com uma mulher que é considerada apenas uma amiga.


5. Seus batimentos cardíacos mudam para combinar com os da pessoa amada. Estudos sugerem que, quando estamos apaixonados, nossos corações batem na mesma velocidade que o de nossos parceiros, mantendo o mesmo ritmo. Que romântico!

Publicidade


6. Sua voz fica diferente. Mulheres tendem a usar um tom mais agudo quando falam com homens que consideram atraentes. Pesquisas também sugerem que às vezes os apaixonados tentam imitar os gestos ou o tom de voz de seus parceiros, uma forma de expressar afeto e sintonia.


7. Você fica cego. Alguns estudos mostram que pessoas em relacionamentos sérios, que só pensam em seus parceiros chegam a evitar olhar para pessoas atraentes do sexo oposto, involuntariamente – o que é chamado de ato inconsciente de viés não intencional.

8. Suas pupilas ficam dilatadas. Será que isso quer dizer que os olhos são realmente uma janela para a alma? Estudos sugerem que a dilatação da pupila está relacionada a estados emocionais intensos – estar apaixonado é um deles. (Fonte: Brasil Post/The Huffington Post)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade