Pesquisar

Canais

Serviços

Pexels
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Dia dos pais

Presença paterna possibilita filhos mais confiantes e emocionalmente seguros

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 ago 2021 às 16:12
Continua depois da publicidade

A representação paterna na cultura popular sempre empurrou o estereótipo de pais como emocionalmente desconectados e com o papel principal de provedor do lar. Felizmente essa concepção tem mudado e cada vez mais tem se discutido o papel do pai na criação dos filhos. Na realidade, embora o amor da mãe seja importante e especial, de acordo com o psicólogo Alexander Bez, uma figura paterna ativa desempenha um papel igualmente importante no desenvolvimento saudável de uma criança.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O especialista explica que o se sentir amado e acolhido faz toda a diferença no crescimento do filho. "A presença paterna é essencial. Com a proteção do pai, sendo passada principalmente pelo afeto, a criança crescerá forte para enfrentar os percalços que habitualmente se apresentam em nossas vidas” – destaca. Bez afirma que esse apoio fará inclusive, com que a criança se desenvolva com menos suscetibilidade a apresentar problemas de atenção, memória e foco.

Continua depois da publicidade


Além disso, segundo o psicólogo, se doar ao filho nos momentos em que estiver junto é o que fará com que ele adquira memória afetiva. "Os filhos com pais presentes tendem a ser mais confiantes, emocionalmente seguros e formar melhores laços sociais. Seus resultados educacionais costumam ser melhores e também são mais propensos a ter melhores habilidades de comunicação e funcionamento intelectual” – diz.

O especialista ressalta que, um pai ativo pode ajudar a aumentar a inteligência emocional de seu filho e a capacidade de resolução de problemas. "Os filhos com pais que o apoiam tem uma maior probabilidade de ter autoestima elevada e são geralmente mais felizes e confiantes. Além disso, a figura paterna, se exercida de maneira positiva, como citado anteriormente, fornece um modelo masculino que seus filhos possam se espelhar e ajudam a promover e reforçar bons comportamentos” – pontua. Por fim, Bez complementa: "É a coisa mais óbvia a se dizer, mas ainda assim, a mais importante – ter um pai presente faz a criança se sentir mais amada e isso, consequentemente faz com que os filhos cresçam felizes, saudáveis e cheios de autoestima!” – finaliza.

Continua depois da publicidade


Continue lendo