Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Diferentes fontes

Procurando nome para o bebê? Veja onde encontrar sugestões inspiradoras

Redação Bonde
16 abr 2014 às 10:21
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você está procurando um nome original e lindo para o seu bebê, mas já folheou livros, vasculhou sites e não sabe mais onde olhar? Então fique de olho nesta lista elaborada pelo site especializado Baby Center Brasil, que sugere fontes inusitadas para você buscar inspiração e encontrar aquele nome mais que perfeito para seu filho.

Seu passatempo preferido

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sabe aquilo que você adora fazer nas horas vagas? Paixões e hobbies podem ser uma fonte surpreendente de inspiração para nomes de bebê. Um casal que gosta de música clássica pode escolher o nome Allegra para uma menina. Se a preferência é por MPB, inspire-se no nome de ídolos como Chico Buarque (Francisco), Raul Seixas e Caetano Veloso, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


A família é fã de esportes? Pode fazer uma homenagem direta ou indireta a um grande personagem. Por exemplo, o nome Lionel (ou Leonel) cresceu por causa do craque argentino Messi, e aí a homenagem é bem direta.

Publicidade


Vocês amam cinema ou literatura? São supernoveleiros ou adoram assistir séries de TV? Personagens da ficção e celebridades também são boa fonte de nomes.


Dê uma boa olhada à sua volta, nas coisas que você mais gosta. De repente o nome perfeito está escondido ali.

Publicidade


Sonhando com o nome


De tanto você pensar no assunto, pode ser que o nome do bebê resolva aparecer no seu inconsciente, durante o sono. É bom deixar caneta e papel (ou seu celular) no criado-mudo para anotar o nome caso ele lhe venha num sonho. Os sonhos esquisitos e realistas são uma das características da gravidez, mas é bem fácil esquecê-los em alguns minutos.

Publicidade


Ou talvez tenha sido num sonho que você teve muitos anos atrás... Encontrar o nome perfeito num sonho é uma das maneiras mais legais de batizar um filho!


Quebra-cabeças familiar

Publicidade


Combinações do nome da mãe com o nome do pai podem ser muito esquisitas, mas também podem dar muito certo.


A filhinha de um homem chamado Mário e de uma mulher chamada Elizabeth poderia se chamar Maria Eliza, ou então Liz Maria. Uma junção bonita e sutil. Uma bebê Fabiana poderia ser filha de um Fábio e de uma Ana.

Publicidade


Outra combinação possível é juntar nomes de avós dos dois lados ou de parentes mais velhos muito queridos. Mas, nesses casos, é preciso ter bom senso para não criar nomes que soam engraçados ou estranhos, e que podem ser motivo de piadas com a criança no futuro.


Lugares maravilhosos

Publicidade


Lembra aquele lugar que você amou? Pode ser o lugar onde vocês se conheceram, onde passaram a lua de mel... Refresque a memória e busque lá no fundo as lembranças de lá. Conheceu alguém com um nome interessante? Foi a um restaurante com um nome diferente?


Foi o que aconteceu com a apresentadora Daniele Suzuki, que deu a seu filho o nome Kauai, em homenagem a uma ilha no Havaí.


Coisas da modernidade: games


Usar nomes de personagens de filme, livro e até novela para dar ideias de nome de bebê já é normal, mas existe agora um fenômeno mais novo: nomes de personagens de videogames. Os personagens dos games têm nomes cada vez mais criativos, que vão muito além do Mário (da franquia Super Mario Bros) ou da Lara (Croft, do jogo Tomb Raider).


O mundo da mitologia


Nomes mitológicos tendem a ser originais sem ser muito estranhos. É o caso de Ísis e Helena, por exemplo.


Masculino em feminino e vice-versa


Uma maneira simples de encontrar nomes originais e não tão batidos é pegar um nome de menino que não tenha uma versão muito comum para meninas, e vice-versa.


É o que acontece por exemplo com o nome Felipa, que vem crescendo em popularidade. Dá para fazer a mesma coisa com Fábio para obter o incomum Fábia, ou se inspirar em Valentina para chegar a Valentim e em Júlia para obter Júlio.


Pegue emprestado o nome de uma criança


Calma, não estamos sugerindo que você roube aquele nome com que sua prima sempre sonhou (embora seja incrível como tanta gente ainda rouba nomes de bebê!). A ideia aqui é sair perguntando o nome de crianças sempre que achar uma que te encante.


Viu uma menininha muito linda e simpática no shopping? Pergunte para a mãe dela como ela se chama. De repente você vai cruzar com um nome que ainda não tinha levado em consideração.


Outra opção é pensar em crianças que conheceu ao longo da vida. Lembra-se daquele menininho muito fofo que era seu vizinho? Ou aquela garota da escola que tinha um nome bem original? Associar um nome a uma lembrança boa dá uma graça toda diferente à sua incansável busca.


Listas e mais listas


Qualquer lista de nomes pode ser uma fonte inesperada de inspiração. A apresentadora Xuxa sempre conta que escolheu o nome da filha Sasha ao vê-lo nos créditos do final de um filme. É uma ótima oportunidade de ir à caça do nome ideal.

Outra boa fonte é uma lista de aprovados em vestibulares. A lista é em ordem alfabética e dá para tirar ideias de nomes. O mesmo vale para listas de alunos de uma escola. Passeios nos corredores de maternidades, quando você for visitar alguém que ganhou bebê, também podem render boas ideias, enquanto você se inspira olhando as plaquinhas nas portas. (Fonte: Baby Center Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade