13/04/21
PUBLICIDADE
Diante de um ano difícil

Psicóloga dá dicas de como traçar metas para o ano novo

iStock
iStock


Todo fim de ano é a mesma coisa. Avaliar o que foi feito no ano que passou e fazer planos para o ano que se aproxima é prática comum em toda parte do mundo. Mas como fazer planos para um ano de incertezas? De acordo com a professora do curso de Psicologia da Universidade Positivo, Janete Knapik, muita gente pode estar desmotivada por ter planejado muita coisa para 2020 e não ter conseguido colocar em prática. "Porém, só o fato de pensar sobre o que queremos ou o que está faltando já é um ganho, nos traz esperanças de um ano melhor", acredita.


Segundo a psicóloga, para não se frustrar novamente, é preciso colocar as resoluções em prática, fazer acontecer. Separar o realizável do desejável. "Como 2021 ainda estará sob o impacto da pandemia, é importante pensar em metas realistas e também definir metas voltadas ao autocuidado e à saúde mental, que foi muito afetada neste ano de 2020", indica. A professora listou sete pontos para levar em consideração na hora de fazer as resoluções de ano novo.

Priorize o que é mais importante: definir uma quantidade grande de metas pulveriza muito os esforços e dificulta um planejamento. Estabelecer um número menor, mas com metas mais significativas, as mais importantes, ajuda na hora de colocar em prática e de ver os resultados acontecerem. "2021 é ainda um ano que temos que nos moldar com as exigências sanitárias da pandemia e com a limitações impostas pelas restrições econômicas, considere isso na hora de estabelecer as metas", lembra Janete.

Estabeleça uma forma de acompanhar e mensurar as metas: o fato de ver o progresso e que o planejamento está tendo bons resultados tem efeito psicológico reforçador, ou seja, é um estímulo para não perder o entusiasmo. Por exemplo, ver um gráfico com uma curva descendente em uma meta de emagrecimento mobiliza a querer ver a curva descer cada vez mais. Existem aplicativos que fazem esse monitoramento.

Defina metas factíveis: 2021 é ainda um ano de incertezas. Por isso, é importante priorizar metas mais práticas, com prazos menores. "Escolha o que faz mais sentido, que tem mais impacto e relevância com teus propósitos. O que é difícil, às vezes dá vontade de "chutar o balde” e de desistir", aconselha.

Deixe um espaço para metas de autocuidado: várias pesquisas identificaram aumento da ansiedade, do estresse e da depressão em 2020; outras mostraram que quem passou muito mais tempo em casa acabou exagerando na comida e na bebida. Sendo assim, metas que envolvam atividades físicas, uma alimentação equilibrada, uma disciplina que contemple o descanso, o lazer e boas risadas são sempre muito bem-vindas.

Descreva as metas com detalhamentos: o detalhamento ajuda a colocar em prática. Estabeleça qual o objetivo e quais as etapas necessárias para se atingir. "Coloque no papel, acompanhe e faça as mudanças e adaptações que se fizeram necessárias. Na vida nada é estático, mudanças e adaptação são frutos de aprendizados", pondera.

Estabeleça prazos: não existe meta sem prazo. "Uma data nos coloca em movimento para atender esse prazo", reforça Janete. Também é importante considerar a rotina na hora da definição dos prazos.

Comemore as conquistas: rituais de comemoração nos trazem uma sensação de vitória. Por isso, é importante se presentear nas pequenas conquistas.
Assessoria de imprensa
Continue lendo
Saiba mais

Reiki à distância: o que é e quais os benefícios dessa terapia?

12 ABR 2021 às 23h59
Da máscara para cima

Veja 5 dicas de maquiagem para realçar o olhar

12 ABR 2021 às 17h42
Surpresas positivas

Áries: dicas, banhos e pedras energizantes

12 ABR 2021 às 17h28
Linfoterapia

As Sete Mentiras sobre a técnica de Drenagem Linfática

12 ABR 2021 às 16h40
Em poucos meses

OMS avalia que pandemia poderia ser controlada se houvesse disposição de governos

12 ABR 2021 às 16h19
Peças confortáveis e elegantes

Cottagecore: a simplicidade do campo que virou tendência na moda

12 ABR 2021 às 15h55
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados