Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novidade em Londrina

Sacolão da agricultura familiar é inaugurado em Londrina

N.com
09 ago 2019 às 08:23
- Vivian Honorato/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na manhã desta quinta-feira (8), foi inaugurado o Sacolão da Agricultura Familiar, em Londrina. Com participação dos associados à (COAFAS) Cooperativa Solidária de Produção Comercialização e Turismo Rural da Agricultura Familiar, passa a funcionar onde também fica o Mercado do Campo, na Rua Caraíbas, 452, próximo à Avenida Dez de Dezembro. O horário de funcionamento do sacolão é de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8 horas ao meio-dia.

Com essa iniciativa, a comunidade em geral conta com mais um ponto para adquirir produtos da agricultura familiar. O espaço foi cedido pela COHAB-LD (Companhia de Habitação de Londrina) à Prefeitura, por meio da SMAA (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Ronaldo Siena, oferecer o Sacolão da Agricultura Familiar é uma medida que atende à demanda da comunidade e também dos produtores. "Por serem diretamente do produtor, ali temos produtos com valor agregado e, ao mesmo tempo, um bom preço, de melhor qualidade e vendidos sem intermediários. Ou seja, são ganhos que vêm para o produtor e também para o consumidor", enumerou.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Siena destacou que iniciativas como o Sacolão e o Mercado do Campo se somam às ações desenvolvidas pela Prefeitura, no intuito de fortalecer a agricultura familiar, valorizando a produção local. "Esse é mais um incentivo para os 460 associados do COAFAS, que poderão comercializar ali aquilo que produzirem. O município cede o espaço, e a SMAA dá o suporte técnico, fixando o homem no campo e inibindo o êxodo rural, de forma que esse agricultor possa garantir o sustento da família, agregando cada vez mais valor ao seu produto", destacou.

Publicidade


O secretário municipal adiantou ainda que novos pontos para comércio diário de produtos da agricultura familiar podem ser implantados pela cidade. "Hoje, durante o lançamento, já tivemos bastante procura, com moradores da região que vieram para a solenidade e fizeram suas compras. Vamos acompanhar, porque para ampliar esse projeto dependemos de vários fatores. Dentre eles, a oferta por parte dos agricultores, e a disponibilidade de áreas públicas nas demais regiões de Londrina, que possam abrigar novos sacolões", citou.


Durante a solenidade de lançamento do Sacolão, o gerente regional da Emater em Londrina, Sérgio Luiz Carneiro, reforçou que se trata de um ganho para o campo e para a área urbana. "É uma grande conquista para a sociedade em geral, para a população de Londrina, e aos agricultores mais ainda, porque além de produzir, eles têm que comercializar, de forma organizada, produtos perecíveis, com vida curta. Então era a hora de os produtores terem um ambiente onde possam comercializar de forma mais justa, e de forma direta. E hoje nós, consumidores, estamos mais exigentes, querendo produtos naturais, para melhor nutrição. Há uma reivindicação da sociedade por uma alimentação mais saudável e segura, e a COAFAS tem todas as condições de organizar essa produção, oferecendo um produto de qualidade e com preço acessível", afirmou.

Segundo o gerente administrativo da COAFAS, Denilson Eduardo Saraiva, os itens comercializados no Sacolão incluem, principalmente, hortaliças, como verduras e legumes, além de frutas e produtos panificados, produzidos pelos associados. "A partir de agora, esses associados terão a chance de aumentar um pouco mais suas rendas, fazendo vendas diretas com o consumidor", ressaltou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade