Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas

Saiba como estimular a fala em crianças pequenas

César H. S. Rezende/Redação Bonde
07 mar 2018 às 10:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para cada fase do desenvolvimento infantil, é esperado que a criança desenvolva alguma habilidade, como sentar, engatinhar, andar e falar. Esta última é um dos momentos mais esperados pelos pais. Como existe essa ansiedade, uma das perguntas mais comuns é: qual é o momento certo para que a criança comece a falar?

Segundo a fonoaudióloga Mayalle Jurado, não há um momento certo, mas é necessário que os pais percebam alguns pontos. "Aos 6 meses, não é esperado que a criança forme frases com duas palavras, mas que ela emita alguns sons, como se estivesse conversando. Com 1 ano, espera-se que a criança fale suas primeiras palavras, como 'mama', 'papa', 'qué', mas não precisa falar corretamente. Aos 5 anos, já é esperado que a criança domine todos os sons da língua e que fale frases corretamente."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Uma outra dica importante, segundo Mayalle, é observar se seu filho ouve, "já que a audição nos conecta com o mundo e o ouvir faz parte do aprendizado da fala". Além disso, alterações neurológicas e problemas genéticos podem ser responsáveis pelo atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem, ou até mesmo devido aos aspectos ambientais.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista

Ela ainda ressalta que acompanhar o desenvolvimento do filho é de grande importância. "Se ele já tem 1 ano e meio ou mais e ainda não fala, ou demonstra não compreender ordens simples e/ou apresenta algum comportamento incomum, os pais devem procurar um fonoaudiólogo, a fim de ter um diagnóstico precoce. E caso for necessário, receber um tratamento adequado."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade