Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Exercitar a mente

Saiba como estimular a mente em tempos de pandemia

Sharon Sanz Simon - Folhapress
31 mar 2020 às 10:38
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O confinamento em meio a uma pandemia pode causar desgastes psicológicos e estimular a mente se torna ainda mais importante. Uma boa forma de iniciar esse processo é se perguntando: se você tivesse mais tempo, o que faria?

Por linhas tortas, o isolamento é uma oportunidade para aprender, exercer a criatividade e desfrutar de pequenos prazeres. Três pontos de apoio podem nos ajudar a estimular a mente, aumentando nossa capacidade de enfrentar os desafios do confinamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O primeiro: organize seu tempo e espaço

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


O isolamento físico altera nossa percepção de tempo-espaço, pois perdemos marcos da nossa rotina - o transporte diário, o trabalho, a academia. Assim, temos de reinventar um cotidiano restrito à nossa casa. Nesse processo, o cérebro vai se ajustando a um "novo normal", e estratégias de organização podem ajudar.

Publicidade


Evidências na área da neuropsicologia indicam que, sob estresse, é mais fácil se organizar "de fora para dentro": criando meios de visualizar a sua programação. Crie um calendário da semana com compromissos de trabalho, estudos e outras atividades. Faça listas, deixe lembretes a você mesmo.


Essa "estruturação concreta" do dia a dia ajuda nosso cérebro a criar uma nova organização mental, aumentando o senso de previsibilidade e, por consequência, nossa eficiência, motivação e capacidade de lidar com a ansiedade. Aproveite e repense também os espaços da sua casa. Dá para mudar móveis de lugar? Jogar coisas fora? Criar ambientes mais funcionais?

Publicidade


Segundo ponto de apoio: aprenda coisas novas


Novos estímulos aumentam a capacidade de adaptação do cérebro - a chamada neuroplasticidade. O confinamento nos obrigada a sair da nossa zona de conforto. Então, aproveite essa ruptura. Retome desejos antigos, ouse o inusitado, desenvolva habilidades -aproveite os recursos online como tutoriais e apps. Aprender algo é uma excelente maneira de focar atenção e dirigir energia mental a algo objetivo, significativo e prazeroso. Também, pode servir como distração para pensamentos ansiosos.

Publicidade


Invista em habilidades para além da vida profissional. A neurociência tem identificado benefício cognitivo de atividades de lazer, como leitura, tocar instrumentos, assistir a palestras, fazer quebra-cabeças, malabarismo, aprender idiomas e -claro- exercício físico.


Leve também seu cérebro para a academia mental: há diversas plataformas online de treino cognitivo com embasamento cientifico (como BrainHQ e CogMed), que podem beneficiar a atenção, o raciocínio lógico e a memória. Aproveite o universo cultural online: "vá" a uma opera no Metropolitan Opera House de Nova York, "visite" o Museu Van Gogh de Amsterdam, ou "assista" a uma aula da USP ou de Harvard.

Publicidade


E há fortes evidências de que, quando aprendemos mais de uma coisa, potencializamos nossa capacidade de aprendizado. Ou seja: voltar ao piano e estudar espanhol vão muito bem juntos.


Terceiro ponto: cuide do seu "cérebro emocional"

Publicidade


Meditação e mindfulness podem trazer maior equilíbrio emocional, foco, concentração, criatividade e melhoria do humor. Não conhece? Tente. Já faz? Continue, se possível diariamente. Apps, áudios e sessões online podem ajudar. Preste atenção nas suas emoções -se for difícil falar sobre elas, escreva.


Sobretudo, não tenha medo de pedir ajuda. Exercite sua empatia e inteligência emocional se colocando no lugar do outro. A Covid-19 nos mostra que "um por todos e todos por um" não é clichê - é sobrevivência.


Procure as pessoas, motive amigos que não estão bem, pergunte ao vizinho idoso se ele precisa de algo.

Flexibilize seus pontos de vista e mostre aos outros e a si mesmo: estamos isolados, mas não sozinhos.
Em tempos de pandemia, estimule-se a ser a melhor versão de você mesmo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade