27/02/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Vença a crise

Saiba como fazer um planejamento financeiro eficiente para vencer a crise

Você sabe como fazer um planejamento financeiro? Se a sua resposta for negativa, saiba que está entre a maioria. Contudo, a falta de conhecimento sobre o assunto pode atrapalhar na conquista de objetivos assim como trazer dívidas a longo prazo.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


O país vive hoje um momento difícil na economia, de lenta recuperação econômica e o desemprego ainda assola pelo menos 12 milhões de pessoas. Por isso, é fundamental, mais do que nunca, um planejamento financeiro. A ideia é importante para sobreviver a tempos de crise e poder realizar sonhos como o da casa própria, carro, viagem e uma vida melhor.

Com as finanças organizadas, é possível definir estratégias para tomar decisões mais assertivas e usar ferramentas que ajudem o alcance das metas mais rapidamente, de acordo com as necessidades e perfil de cada pessoa.

Confira algumas dicas importantes postadas no blog da Sato Leilões para colocar as finanças em ordem. Veja:

Defina seus objetivos

As metas e objetivos – de curto, médio e longo prazo –, além de dar um "norte” e foco ao direcionamento do seu dinheiro, funcionam como um medidor de resultados periódicos.

Contudo, na hora de determiná-los é preciso ser realista, até mesmo para não desanimar. Se você acredita que terá um rendimento de 15% ao ano em um investimento, considere que ganhará apenas 13%, por exemplo. Afinal, problemas como a queda da taxa de juros, por exemplo, podem acontecer facilmente.

Anote todas as suas despesas e receitas

Além de definir os objetivos, mais um passo importante de como fazer um planejamento financeiro é acompanhar todas as despesas e receitas. E isso inclui tudo mesmo! Até mesmo aquele cafezinho comprado depois do almoço. Isso porque, no final, os pequenos gastos também fazem uma diferença enorme no orçamento.

Depois de ter essas informações em mãos, é o momento de analisar e ver o que é supérfluo e inutilizado e que pode ser cortado. Por exemplo, muita gente paga mensalidade de televisão por assinatura e quase não usa o serviço. Há aqueles também que fecham pacotes na academia e nunca aparecem por lá! Portanto, faça um levantamento e veja o que realmente vale a pena para você.

Aprenda a investir

Mesmo com o país em crise, é possível aproveitar várias oportunidades para investir e até mesmo enriquecer. No entanto, poucas pessoas se preparam e estudam sobre o mercado financeiro o suficiente para obter bons resultados. Portanto, faça cursos, leia notícias atuais e busque grupos de pessoas para trocar informações.

Além disso, pesquise e entenda o seu perfil de investidor – conservador, moderado ou agressivo -, além, é claro, de considerar a sua probabilidade de correr riscos. Outra dica importante é diversificar a carteira de investimentos para aproveitar oportunidades de ganhos variados, garantir uma melhor rentabilidade e maior segurança no seu capital.

Monte uma reserva de emergência

Não dá para prever o futuro e, por isso, um fundo de reserva pode ser a salvação para aqueles gastos não esperados, como uma doença que demande medicamentos caros, problemas com o carro ou perda de emprego.

Para isso, basta priorizar de forma mais inteligente o seu dinheiro, cortando despesas desnecessárias para começar a poupar. É interessante também determinar um valor fixo ou um percentual do seu salário para guardar todos os meses. Mesmo que o valor seja pequeno, ao final de um ano você terá um bom montante guardado e que pode ser crucial em um momento de necessidade.

Ademais, é bom analisar se a reserva atende as suas necessidades, e ajustá-la de acordo com as suas possibilidades. Ou seja, em alguns meses guardar mais dinheiro, em outros, menos.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Tendência!

Moda: veja looks com terno feminino para se inspirar

Que tal inovar?

Veja 5 tendências de moda para o verão segundo as famosas

Fique na moda!

Confira 5 tendências confirmadas para o verão 2020

Tempos modernos

Astrologia passa a ser cada vez mais aceita

Veja mais e a capa do canal