2020 trouxe aos brasileiros uma porção de feriados com a possibilidade de emendar com o fim de semana. Ao todo, teremos nove feriados prolongados - além das férias, essas datas são ideais para quem deseja viajar e aproveitar o máximo de dias possível. No entanto, planejar-se com antecedência é o primeiro passo para conseguir viajar sem gastar muito.
Assim, é necessário entender sua realidade financeira para conseguir programar e definir as demais questões que envolvem a viagem, seguido de pesquisar os destinos mais acessíveis e desejados. Confira abaixo quatro dicas para programar a viagem perfeita sem gastar muito.
Planeje-se financeiramente
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Antes de definir qualquer coisa, pense no quanto você consegue investir para a realização da viagem. Ao ter um valor máximo para gastar, é possível definir o destino e, consequentemente, os gastos com passagens, hospedagem, alimentação e passeios. Com isso em mente, fica mais fácil criar uma planilha com todos os gastos ao final do planejamento.
Escolha a data e o destino
Como este ano há muitos feriados prolongados, é muito viável aproveitar essas datas para realizar a viagem. No entanto, em feriados, passagens e hospedagem costumam ser mais caras. Assim, escolha com antecedência para aproveitar possíveis descontos e promoções. Quanto mais perto da data, mais salgados ficam os preços.
Com a data em mente, você pode pensar no destino ideal - se a época do ano estiver mais quente ou fria, por exemplo, pode interferir na decisão. Destinos mais desconhecidos e menos visitados costumam ser mais baratos e, ainda assim, podem ter passeios e vistas deslumbrantes.
Saiba economizar no transporte
Ao decidir o destino, você pode pensar no transporte para chegar até lá. Se for mais próximo e viável, é possível ir de carro ou ônibus, por exemplo. Para destinos mais longes, o avião tende a ser mais cômodo e recomendado.
Para economizar no transporte, dependendo da quantidade de pessoas que vão viajar com você, o indicado é alugar uma van. Serviços de aluguel de van no RJ, em São Paulo, no Paraná e em outras localidades têm se popularizado, facilitando as possibilidades de viagem - o veículo já vem revisado e em total segurança para viajar.
Tente poupar na alimentação e nos gastos não necessários
Restaurantes, bares e lanchonetes em ruas principais ou próximos a pontos turísticos costumam ser mais caros - principalmente em alta temporada. Por isso, invista em lugares mais distantes desses pontos ou opte pelas barraquinhas de rua. Também é interessante escolher hospedagens com cozinha compartilhada ou que servem, pelo menos, o café da manhã.
Quanto às comprinhas da viagem, pense duas vezes antes de comprar alguma "lembrancinha” ou item que você sabe que não terá utilidade no seu dia a dia. Lembre-se de incluir esses gastos livres também no seu planejamento financeiro. Assim, não corre o risco de gastar sem perceber e transformar a viagem em uma verdadeira furada.