Mesmo após emagrecer, muitas pessoas ainda não se veem satisfeitas com o resultado por um motivo: a gordurinha localizada na região da barriga. De acordo com o site Minha Vida, esse acúmulo de gordura no local geralmente está relacionado à ingestão de carboidratos simples que as pessoas costumam ingerir todos os dias, como pães, massas e refrigerantes.
Apesar de incomodar a maioria das pessoas no sentido estético, a gordura localizada na barriga pode, também, oferecer risco à saúde cardiovascular. Quando a medida da cintura está maior do que o indicado, é possível que doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto surjam.
Mesmo com toda a dificuldade para perder a barriga, existem alimentos que são aliados no processo por acelerarem a queima da gordura presente na região. Confira abaixo os itens indicados para ajudar a concluir o objetivo.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Peixes e frutos do mar - O site Minha Vida elenca como principal aliado na perda da gordurinha da barriga os peixes e frutos do mar. Isso porque, por conterem ômega 3, atuam na desinflamação das células de gordura. Além desse benefício, os peixes e frutos do mar também aceleram o processo de transformação da glicose em energia, o que impede que o açúcar seja armazenado no organismo na forma de gordura.
A indicação é que a pessoa que quer perder barriga coma esses alimentos, no mínimo, três vezes por semana.
Óleos funcionais - Com a ingestão dos chamados óleos funcionais (óleo de cártamo, óleo de coco, etc.), o metabolismo das gorduras é acelerado, ou seja, a gordura é transformada em energia mais rapidamente.
Iogurtes com probióticos - Alguns tipos de lactobacilos vivos, presentes em alguns iogurtes, são capazes de produzir o chamado CLA, que consiste em um ácido capaz de reduzir o percentual de gordura do corpo.
Além da produção do ácido, os lactobacilos favorecem ainda o equilíbrio da flora intestinal e o funcionamento do intestino, o que reduz o inchaço e a aparência de barriga estufada causada por gases.
Alimentos integrais - Os alimentos integrais são ricos em fibras, nutrientes que favorecem o bom funcionamento do intestino e, por isso, auxiliam no processo de perder barriga.
Há, ainda, outro benefício: alimentos integrais, geralmente, possuem um índice glicêmico baixo, o que possibilita a fibra desacelerar a absorção de açúcar de outros alimentos. É recomendado o consumo de chia, arroz integral e batata doce.
Frutas vermelhas - Frutas vermelhas e roxas, como morango, amora, cereja e jabuticaba, são aliadas na perda de gordura da barriga. Segundo o Minha Vida, a casca dessas frutas possui substâncias com ação antioxidante, que favorece o sistema circulatório. Isso é benéfico porque, com a maior irrigação dos tecidos, a queima de gordura abdominal fica mais rápida.
Chá verde - As chamadas xantinas (cafeína, teofilina e teobromina) estão presentes no café, no chá preto, no chá verde, no chá mate e no chocolate e aumentam a mobilização das gorduras.
O recomendado é ingerir uma xícara de chá depois do almoço e do jantar. É indicado não consumir os chás antes de dormir, pois eles podem atrapalhar o sono em decorrência da quantidade de xantinas. Além disso, o consumo dos produtos não é indicado para pessoas que são hipertensas, já que os chás podem contribuir para o aumento da pressão arterial.
Chá de hibisco - Uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Etnofarmacologia apontou que o chá de hibisco reduz o processo de adipogênese, no qual as células amadurecem e se tornar capazes de acumular gordura. O estudo não conseguiu apontar qual das substâncias do chá é responsável pela desaceleração do processo, mas o efeito benéfico para a perda de barriga foi observado em muitos dos pacientes avaliados.
Gengibre - O gengibre, por ser considerado um alimento termogênico, é capaz de acelerar o metabolismo e a queima de gorduras. Para quem quer perder a gordura localizada na barriga, o consumo recomendado de gengibre é de duas fatias pequenas por dia.
Azeite - Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, em parceria com o Instituto Salud Carlos III, da Espanha, revelou que o azeite é um grande aliado em impedir que as gorduras se formem na região da barriga.
Além do benefício estético, o azeite é capaz, ainda, de prevenir doenças cardiovasculares graves, já que possui efeito ativo anti-inflamatório nos vasos sanguíneos.
Água - Se a pessoa consumir todos os alimentos listados acima e esquecer da ingestão de água, de nada vai valer. Isso ocorre porque todos os processos e reações do corpo humano dependem diretamente da água.
Para que o intestino funcione corretamente, para que a gordura seja queimada e para que as toxinas sejam eliminadas, a água precisa estar presente.
Com informações do site Minha Vida
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato