Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Formação de Pais

Ser pai também exige capacitação

Redação Bonde
17 mai 2010 às 09:59

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entre tantos cursos de graduação, pós-graduação e capacitações em formações diversas, poucos podem imaginar que também há cursos para ensinar como ser pais. Embora pareça uma tarefa natural, muitos encontram dificuldades em como lidar com seus filhos no mundo atual, onde as informações são disseminadas numa velocidade exorbitante via internet, as famílias já não seguem um modelo tradicional, a violência bate às portas, as drogas são de fácil acesso e o tão propalado limite está longe de ser encontrado.

Pois é justamente para ajudar os pais a melhor compreender a realidade e instrumentalizá-los para lidar com as "saias justas" do cotidiano, que a Pós-Graduação Instituto da Família, da Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA) em Londrina, oferece o curso de capacitação "Formação de Pais", que é direcionado não só para pais e mães, mas também para os profissionais que atuam nas áreas afins, como educadores e cuidadores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Fazer um curso de Formação de Pais é importante para qualquer pessoa que esteja envolvida com a formação de seres humanos", afirma Karla Suenson Sales, coordenadora do curso no Instituto da Família da FTSA.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBBs

Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer

Imagem de destaque
Fátima e Will

Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias


Karla explica que as mudanças sociais ocorridas na pós-modernidade modificaram o "desenho" das famílias, que estão cada vez mais longe do padrão tradicional, composto por pai, mãe e filhos.

Publicidade


"Muitos vivem como se a vida fosse ensinar, porém nas situações diárias percebem o quanto é difícil tomar decisões acertadas em relação à educação dos filhos", destaca Karla.


A especialista em abordagem psicanalítica Camila Corsato, uma das docentes do curso "Formação de Pais" da Pós Graduação Instituto da Família, aborda um aspecto muito propagado nos dias de hoje e que poucos pais sabem como ajudar seu filho: o bullying.

Publicidade


Características presentes na sociedade contemporânea, como consumismo, imediatismo, massificação, imperativo da felicidade, entre outros, podem estar diretamente ligados ao crescimento e disseminação dos casos de bullying.


Isso porque valores como esses citados acima, tornam as pessoas cada vez mais despreparadas, até inaptas, para lidar com uma condição própria do ser humano: a singularidade.

Publicidade


"Na incapacidade de conviver com as diferenças, de suportar o que destaca o outro na massa, alguns indivíduos reagem de forma violenta, através de ‘brincadeiras’ que disfarçam o propósito de humilhar, maltratar e intimidar", destaca.


Os pais devem estar sempre atentos ao comportamento dos filhos e também informados sobre o assunto. "Somente compreender os processos deste tipo de violência, suas etapas e seu desenvolvimento possibilitam o alcance de elementos de intervenção e prevenção a pais e profissionais buscarem meios para reagir", ressalta a professora.

Publicidade


O bullying é apenas um dos temas abordados no curso de capacitação em Formação de Pais. O curso oferece a oportunidade de informação e reflexão sobre diversos assuntos enfrentados pelas famílias atuais.


Os temas discutidos vão desde a importância do brincar, passando por outros assuntos também muito atuais, como limites e afetividade e até questões mais delicadas como a orientação sexual.


Serviço:
O curso de capacitação em Formação de Pais está com as inscrições abertas e as aulas começam no final de maio. Para participar, não é necessário ter formação superior. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (43) 3371-0200 ou no site www.ftsa.edu.br.

A FTSA é reconhecida pelo Ministério da Educação e atua em Londrina há 15 anos, oferecendo também cursos de graduação e pós-graduação e educação à distância na área de Teologia. O Instituto da Família- FTSA é afiliado ao Chicago Center for Family Health, da Universidade de Chicago, e reconhecido pela Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef), como instituto formador em terapia familiar e oferece outros cursos, como por exemplo a especialização em Aconselhamento Familiar, direcionada à profissionais da relação de ajuda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo