24/09/20
°/°
PUBLICIDADE
Anote já!

Sete dicas de como agir em caso de quedas e acidentes envolvendo traumatismo dentário em crianças

Pixabay
Pixabay


Com a quarentena, bebês e crianças estão passando mais tempo em casa, o que os tornam mais suscetíveis à acidentes domésticos. Lesões no dente de leite devem ser devidamente tratadas para evitar sequelas futuras


A Universidade Cruzeiro do Sul, através do seu programa de pós-graduação em Odontologia, acaba de publicar um e-book interativo sobre traumatismo dentário infantil. Voltado à comunidade em geral e material de apoio para educação em saúde bucal, a publicação virtual debate situações importantes sobre o tema e seus procedimentos iniciais fundamentais, entre os quais sete dicas para amenizar efeitos de possíveis acidentes domésticos com as crianças.

O e-book acompanha o momento de restrição social, visto que as crianças estão passando mais tempo em casa por conta do isolamento. Se em períodos normais e sem medidas de restrição social, tais recomendações já eram importantes, agora elas ganham um valor ainda maior, considerando as limitações impostas pelo isolamento.

O traumatismo dentário é muito comum em crianças e adolescentes e costuma gerar susto e impacto aos pais e à família. As lesões traumáticas dentárias podem variar desde simples fraturas no esmalte (parte branca, mais externa do dente) até a perda definitiva do dente. Mas, afinal, você sabe o que fazer caso aconteça um acidente assim?

Confira sete dicas dos autores do e-book, especialistas no assunto:

Em caso de fratura dentária, encontre o fragmento: se possível, encontre o fragmento fraturado (pedaço do dente que se partiu); ele pode ser reposicionado ou "colado" de volta ao seu lugar de origem, o que facilita a restauração do dente fraturado.

Mantenha o pedaço do dente que foi quebrado mergulhado em um recipiente com leite ou soro fisiológico até chegar ao dentista.

Em caso de avulsão de um dente de leite (quando o dente sai completamente da boca), não reposicione esse dente na boca. Ao contrário do que ocorre com os dentes permanentes, esse reposicionamento ou reimplante é contra indicado nos dentes de leite.

Sempre consulte um dentista para avaliação clínica radiográfica do trauma, independentemente do tipo de traumatismo.

Mantenha o local do trauma limpo e em repouso (sem consumir ou morder alimentos duros) para que, dessa forma, a área alcance uma boa cicatrização.

Evite o uso de mamadeiras e chupetas.

Não faça automedicação e nem utilize nenhum medicamento sem a prescrição correta do dentista.

O e-book é fruto do trabalho de discentes da Iniciação Científica e Mestrado da universidade, e não só discute o assunto do traumatismo dentário em crianças, como orienta como a população deve agir, com linguagem didática e acessível.

"Nosso e-book possui muitas informações e está repleto de conteúdos interativos, citando referências bibliográficas que podem ser acessadas diretamente com um clique no hiperlink disponível, o que torna essa experiência de leitura ainda mais rica e atrativa", comenta a profa. dra. Tatiane Fernandes Novaes, uma das responsáveis pelo projeto.

Além da profa. Tatiane e da profa. Michele Baffi Diniz, também do Programa de Pós-graduação em Odontologia, a publicação contou com a participação das estudantes Raylla Virgínia da Silva Ramalho Souza, aluna de graduação em Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul, e de Fernanda Pires do Nascimento Arena, Cirurgiã-Dentista e aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul.

Também colaboraram com o projeto a profa. Dra. Marcia Turolla Wanderley, docente da FOUSP (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo), e a Profa. Dra. Sayuri Kimura da Fundecto, filiada da FOUSP.

Ilustrado pela filha da professora Tatiane, o e-book está disponível para acesso.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Em pandemia
Dia Mundial de Combate ao Estresse: 5 reflexões importantes
23 SET 2020 às 11h25
Viralizou!
Criança deixa bilhete de desculpas após riscar carro com bicicleta
23 SET 2020 às 08h40
Oráculos
Taróloga de Londrina revela orientação dos oráculos para o signo de Libra
23 SET 2020 às 00h00
Igreja católica
'Eutanásia é crime contra a vida', afirma Vaticano
22 SET 2020 às 09h54
Fofura!
Bebê dorme em cima de violão enquanto pai toca música sertaneja
22 SET 2020 às 09h15
Veja como
Sobrancelhas penteadas pra cima é o look que você quer ter
22 SET 2020 às 08h59
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados