Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Convivência pacífica

Sua sogra é mandona? Veja cinco passos para lidar com ela e viver em paz

Redação Bonde
17 mar 2015 às 09:19
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para muitas pessoas, principalmente para as mulheres, a convivência com a sogra nem sempre é fácil. Afinal, elas 'dividem' o amor do mesmo homem e ambas possuem uma história de amor e vivência com ele, cada uma acreditando saber o que é melhor para a família.

É claro que esse relacionamento não é tão espinhoso para todos, podendo até mesmo resultar em uma bela amizade. No entanto, quando falta respeito na relação - seja por parte da sogra ou da nora (ou das duas) - a convivência pode ficar bem complicada, principalmente se elas morarem a poucos metros uma da outra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De um modo geral, o que mais pega nesses casos de proximidade é a intromissão da sogra no dia a dia do casal. Ela tenta determinar como a nora deve conduzir a vida familiar, a educação dos filhos e até mesmo como as tarefas domésticas devem ser realizadas! Lidar com uma sogra autoritária e intrometida é um desafio, mas se você não souber como contornar a situação sua vida em família pode se tornar uma batalha constante.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Driblar o problema requer muita diplomacia e jogo de cintura. Por isso, é importante aprender estratégias de sobrevivência pacíficas e maduras, que possam transformar uma situação ruim em positiva. O site e-How Brasil listou cinco passos que vão ajudá-la viver bem com uma sobra mandona. As dicas valem também para os homens. Confira:

Publicidade


1. Converse com seu companheiro


Talvez a sua sogra mandona seja uma causa constante de discussões, ou talvez você evite o assunto. Uma conversa calma e honesta é importante. Arrume um tempo para que você e seu cônjuge possam ficar sozinhos e não serem interrompidos. Desabafe sobre as suas preocupações com a sua sogra, converse de forma objetiva e evite a raiva, o sarcasmo e a censura. Não peça para que o seu parceiro escolha do lado de quem ficar, diga as suas preocupações e peça apoio e compreensão.

Publicidade


2. Fale a aja com firmeza


Há uma diferença entre iniciar discussões e defender os direitos da sua família em momentos adequados. Se a sua sogra critica a forma como você equilibra o trabalho e as tarefas domésticas, por exemplo, não fique calada apenas para evitar conflitos. Em vez disso, seja educada e firme, dizendo alguma coisa como "sinto muito por você se sentir assim, mas eu preciso pedir para você respeitar as minhas decisões".

Publicidade


3. Controle os horários


Se a sua sogra está sempre fazendo visitas em momentos inesperados, agende a duração delas, ou determine certos horários em que a sua família não aceitará visitas. Converse diplomaticamente sobre isso com o seu companheiro e a sua sogra; não foque no comportamento dela, em vez disso, fale sobre a necessidade de espaço pessoal para a sua família. Estenda a mesma cortesia a ela, prometendo que não a visitará fora dos horários que ela especificar.

Publicidade


4. Crie regras


Quando a avó visita de vez em quando, ela até pode mimar um pouco os netos, mas quando a sogra é uma presença constante, a sua relação com os próprios filhos pode ficar tensa. Explique às crianças que eles precisam respeitar as suas regras como mãe delas. Se a sua sogra interfere com o horário do dever de casa, por exemplo, explique que elas precisam passar certa quantidade de tempo na escola, antes da visita. Se o seu cônjuge tende a escutar aos conselhos da mãe antes dos seus, o que causa um conflito na casa a respeito dos problemas pessoais, crie uma regra dizendo que vocês precisam discutir essas questões em esfera privativa, antes de procurar por conselhos em outros lugares.


5. Socialize com a sua sogra

Se você interage com ela apenas durante os conflitos ou quando outras pessoas estão em volta, vocês nunca terão uma chance de se relacionar de maneira casual e amigável. Sair para tomar um café ou assistir um filme juntos pode ajudar a fazer com que se conheçam em nível pessoal, em vez de através dos seus papéis regulares como membros de uma família. (Fonte: e-How Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade