Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Filhos

Ter gêmeos na família influencia as chances de ter uma gestação gemelar? Descubra!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 set 2020 às 09:04
- Reprodução/Master1305/Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma das muitas dúvidas de quem está tentado engravidar é a respeito da possibilidade de ter gêmeos. As gestações múltiplas representam 1% a 2% de todas as gestações naturais. Mas será mesmo verdade que ter casos de gestação múltipla na família tem alguma influência?


Segundo Vinícius Stawinski, médico especialista em reprodução humana, somente quando se trata do registro de gestação gemelar na família da mulher e quando se trata de gêmeos não-idênticos ou dizigóticos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Isso quer dizer que a mulher pode ter a predisposição de liberar dois óvulos por vez, em cada ciclo menstrual. Dessa forma, há a possibilidade dos dois óvulos serem fecundados e, assim, gerarem dois embriões diferentes”, explica o especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Os gêmeos dizigóticos, que correspondem a 2/3 dos casos, são gerados a partir de uma ovulação dupla. Ou seja, quando dois óvulos são ovulados ao mesmo tempo - um espermatozoide entra em um óvulo e outro espermatozoide vai para outro - gerando assim duas pessoas diferentes que são geradas ao mesmo tempo. É por esta razão que gêmeos não idênticos podem ser dois meninos diferentes, duas meninas diferentes ou um menino e uma menina.

Publicidade


"Outros fatores também podem contribuir para aumento de chances da gemelaridade, como idade materna avançada, raça negra e uso de indutores de ovulação”, aponta o médico.


E os gêmeos idênticos?

Publicidade


Nos casos de gêmeos idênticos ou monozigóticos, o mesmo não acontece. "Isso porque este tipo de gestação gemelar não se deve à herança genética, mas sim totalmente ao acaso! Acontecem quando um único óvulo foi fecundado e, nos primeiros dias de vida de desenvolvimento, esse embrião se divide em dois e gera duas pessoas idênticas”, afirma o doutor. "As pequenas diferenças dos gêmeos monozigóticos são produto da interferência do fator ambiental sobre o desenvolvimento deles”.


Quais as chances de ter gêmeos em uma Fertilização in Vitro?


O médico especialista Vinícius Stawinski pontua que a chance de uma gestação gemelar é muito variável, dependendo da idade da mulher, do número de embriões colocados, e da qualidade dos embriões. "Pode ser tão baixa quanto 1%, quando colocado apenas um embrião, ou tão alta quanto 30 a 40%, quando colocado dois blastocistos – que são embriões com cinco dias de vida - em mulheres com idade entre 20-25 anos”, afirma.

"Mas o importante é observar que mesmo transferindo dois embriões, a probabilidade de ter gêmeos é muito inferior comparada às chances de ser uma gestação única”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade