Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De olho nas crianças

Timidez pode afetar rendimento escolar; veja dicas para lidar com a situação

Redação Bonde
05 abr 2016 às 09:39
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Geralmente a preocupação de pais e professores é dirigida às crianças mais desinibidas e arteiras. Porém, é preciso ficar atento, pois por trás do comportamento impecável de alguns alunos pode existir um problema em potencial no rendimento escolar.

Leticia de Azevedo, pedagoga e consultora pedagógica do Sistema de Ensino Poliedro, explica que a razão do isolamento dos alunos mais tímidos envolve diversos fatores pessoais e psicológicos e, neste cenário, a postura dos educadores torna-se decisiva. "A timidez é uma característica que permeia todas as idades e segmentos. Bem trabalhada no ambiente educacional, proporciona uma maior chance de, com o passar do tempo, o aluno adquirir uma maior autoconfiança em si e também respeito e credibilidade no outro", afirma a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A causa do comportamento introspectivo de um aluno, muitas vezes, está relacionada à falta de confiança na hora de se expressar, ou não conseguir dizer suas dúvidas quando enfrenta dificuldades. "Isso acontece, pois eles tendem a valorizar demais a opinião de colegas mais extrovertidos e deixam a sua de lado, temendo se expor e não contribuir", conta a pedagoga.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Dessa forma, um ambiente de aprendizado acolhedor e aberto a diferentes opiniões é importante para encontrar o equilíbrio entre a condição do aluno e a necessidade de fazer com que ele interaja e seja atuante em aula. "O professor não deve expor os alunos em momento algum, ao contrário, deve valorizar cada participação, mesmo que bem pequena, e dessa forma a confiança em si e no outro vai crescendo e criando um clima mais harmônico e equilibrado", afirma Leticia.

Publicidade



Incentivando a participação dos alunos tímidos


O processo de educação deve ser sempre participativo. Uma boa maneira para fazer com que os alunos se sintam mais à vontade é convidá-los para participar das atividades inseridas dentro da rotina em sala de aula. "Isso impede que eles sejam surpreendidos com situações onde não estejam minimamente preparados para se exporem, pois certas surpresas podem causar a retração", comenta ela.

Publicidade


Planejar aulas com dinâmica de grupo também pode ser a chave para evitar as famosas "panelinhas". "Organizar a sala de aula para favorecer o contato entre os alunos pode ajudar muito, além de facilitar a interação entre eles. Dessa forma, é possível também diversificar a composição dos alunos dentro dos grupos de trabalho", explica.


Porém, nem sempre a melhor opção é agrupar tímidos e extrovertidos. "O importante é promover várias situações para que todos os alunos se conheçam". Outro caminho é explorar o talento do estudante em aulas, como uma forma menos assustadora de envolvê-lo sem a ameaça do medo de errar. "Uma vez que estejam mais confortáveis em falar, eles podem, aos poucos, ficarem mais confiantes em compartilhar suas ideias e pensamentos também", conta a pedagoga.

Após esses incentivos, vale lembrar que elogiar as produções e mostrar que percebe e valoriza o desenvolvimento intelectual e o crescimento comportamental, é fundamental como forma de estimular ainda mais participação do aluno. "É importante que os professores reforcem a autoestima e a participação, porém respeitando o tempo de cada indivíduo", conclui Leticia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade